Seção de atalhos e links de acessibilidade

VISA inicia preparativos para a Campanha Antirrábica

  • Publicado em 24/08/2015

Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Nova Olímpia, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária-VISA, inicia no próximo mês de setembro, a Campanha Antirrábica para cães e gatos. A campanha segue até o mês de novembro.

Todos os animais com mais de dois meses de idade precisam ser imunizados, pois a raiva é uma doença que mata e pode ser transmitida do animal para o homem. Fêmeas prenhes ou que estejam amamentando também precisam ser vacinadas.

A campanha em Nova Olímpia, segundo informa o fiscal sanitário, José Carlos Campos tem como objetivo imunizar 3367 mil animais, sendo 2806 cães e 561 gatos.

Para facilitar o acesso da população com os animais, a equipe da Vigilância Sanitária atenderá em duas datas alternadas. “Vamos fazer em duas etapas. Durante todo o dia 12 de setembro atenderemos nas Unidades Básicas de Saúde do Ouro Verde I e Boa Esperança e no dia 19, na sede da VISA (Centro) e na Unidade de Saúde do Bairro São João”, informou o fiscal. Na zona rural a vacinação acontece após o dia 19.

Carlinhos informa que será proibida a entrega de vacina para ser ministrada em residências. Ele recomenda que os animais sejam levados aos pontos de vacinação por adultos, portando a carteira de vacinação do animal. “Pedimos aos proprietários ou responsáveis que não deixem crianças levarem os animais, evitando assim, riscos de acidentes como mordidas, unhadas e até mesmo os animais escaparem ou extraviarem”, orienta o fiscal.

RAIVA - É uma doença viral aguda que pode atingir animais mamíferos, inclusive, os seres humanos. A transmissão da raiva ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado com o vírus e que esteja eliminando-o pela saliva. Após o contato com outro animal raivoso, o bicho pode levar de alguns dias até meses para desenvolver os sintomas. Após o seu aparecimento, a doença costuma evoluir de forma rápida, variando de um a onze dias, e o animal morre por paralisia respiratória.

Privacidade