Seção de atalhos e links de acessibilidade

Vacinação Antirrábica inicia neste sábado em Nova Olímpia

  • Publicado em 11/09/2015

Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

Neste sábado, dia 12, das 08h00 às 16h00, o Departamento de Vigilância Sanitária-VISA de Nova Olímpia realiza nas Unidades de Saúde dos Bairros Boa Esperança e Ouro Verde I, a Campanha Antirrábica para cães e gatos.

Donos de cães e gatos com mais de dois meses de idade devem levar seus animais de estimação para serem imunizados, haja vista que a raiva é uma doença que mata e pode ser transmitida do animal para o homem. Fêmeas prenhes ou que estejam amamentando não precisam ser vacinadas.

A campanha em Nova Olímpia, segundo informa o fiscal sanitário, José Carlos Campos (Carlinhos) tem como objetivo imunizar 3367 mil animais, sendo 2806 cães e 561 gatos.

Carlinhos informa que no próximo dia 19, a vacinação acontece na sede da VISA (Centro) e na Unidade de Saúde do Bairro São João, nos horários das 08h00 às 16h00. Na zona rural, a vacinação acontece após o dia 19. Ele também cita que não haverá prorrogação de vacinação.

Ele acrescente que não será permita a entrega de vacina para ser ministrada em residências. E recomenda que os animais sejam levados aos pontos de vacinação por adultos, portando a Carteira de Vacinação do Animal. “Pedimos aos proprietários ou responsáveis que não deixem crianças levarem os animais, evitando assim, riscos de acidentes como mordidas, unhadas e até mesmo os animais escaparem ou extraviarem”, orienta o fiscal.

RAIVA - É uma doença viral aguda que pode atingir animais mamíferos, inclusive, os seres humanos. A transmissão da raiva ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado com o vírus e que esteja eliminando-o pela saliva. Após o contato com outro animal raivoso, o bicho pode levar de alguns dias até meses para desenvolver os sintomas. Após o seu aparecimento, a doença costuma evoluir de forma rápida, variando de um a onze dias, e o animal morre por paralisia respiratória.

Privacidade