Seção de atalhos e links de acessibilidade

Vacinação antirrábica atinge mais de 2800 dos animais

  • Publicado em 04/08/2014

Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

A Vigilância Sanitária de Nova Olímpia conseguiu imunizar 2863 animais na campanha de vacinação antirrábica ocorrida nos dois últimos finais de semana. Foram 2475 cães e 388 gatos. Ainda faltam 921 animais para se atingir a meta que é de 3784.

A campanha aconteceu nos dias 26 junho na Unidade Básica de Saúde do Bairro Boa Esperança e na sede da Vigilância Sanitária-VISA, no bairro Centro. Nessa etapa foram vacinados 882 cães e 50 gatos. No último sábado, 02, nas Unidades de Saúde do Ouro Verde I e São João foram imunizados 637 cães e 68 gatos. Já na zona rural foram 903 cães e 272 gatos.

Entretanto, a vacinação continua durante essa semana na sede da Visa que atenderá no horário comercial (07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00). "Aqueles que por algum motivo não conseguiram vacinar seus animais nos finais de semana, podem nos procurar que estaremos ministrando a vacina", disse o técnico da Vigilância José Carlos Campos. Ele orienta que somente são vacinados animais a partir dos três meses de idade e deve-se levar o cartão de vacina. Animais prenhe ou amamentando são serão cobertos pela vacina.  A orientação é que os animais sejam levados por adultos, para evitar o risco de não ocorrer acidentes, com mordidas, unhadas e até mesmo o extravio dos mesmos.

RAIVA - A raiva é uma doença infecciosa aguda, quase sempre fatal, que afeta mamíferos (homem, cão, gato, morcegos e outros animais). Ela é causada por um vírus do gênero Lyssavirus que se multiplica e se propaga - via nervos periféricos - até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica.

A raiva é transmitida por meio da saliva de animal infectado, seja por mordedura, lambeduras e arranhaduras de mucosa ou pele que apresentam ferimentos. Em áreas urbanas, os principais transmissores são o cão, o gato e o morcego.

Em áreas rurais, além de cães, gatos e morcegos, tem-se o macaco e mamíferos domésticos como: bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos. A forma mais eficaz de impedir a ocorrência de raiva humana transmitida por cães e gatos é manter os animais vacinados, de modo a formar uma barreira imunológica que impeça a disseminação do vírus.

Privacidade