Seção de atalhos e links de acessibilidade

VACINAÇÃO - Sábado será o ‘Dia D’ contra a Pólio e o Sarampo em Nova Olímpia

  • Publicado em 16/08/2018

O sábado, dia 18 de agosto, será o ‘Dia D’ de mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo. A campanha teve início dia 06 e segue até 31 de agosto, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Devem ser vacinadas crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.

Neste ‘Dia D’ da campanha nacional de vacinação contra Poliomielite e Sarampo, todas as Unidades de Saúde de Nova Olímpia estarão a atendendo ao público das 08h00 às 17h00.

Em Nova Olímpia uma equipe da Saúde liderada pelo secretário, Sergio Scheffer esteve na última quarta-feira (15) na Unidade de Saúde do Assentamento Rio Branco, onde foi dado o pontapé inicial da campanha.

A meta é imunizar 1188 crianças contra a poliomielite e o sarampo. A expectativa da equipe da Secretaria de Saúde é de que a meta seja atingida até o final da campanha que é no dia 31 de agosto.

 O secretário de Saúde, Sergio Scheffer orienta que todos os pais e/ou responsáveis levem seus filhos para tomar a vacina. “Não percam a oportunidade de levá-los e com isso garantir a proteção  contra essas doenças”, explica o secretário

POLIO - O último caso registrado de poliomielite (ou paralisia infantil) no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994 o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.

A polio é uma doença viral causada pela infecção através do poliovírus, o que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. O único método preventivo contra a doença é através da vacina, já que não existe tratamento específico.

SARAMPO - O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará.

Meta Nacional

O público-alvo da campanha corresponde a 11.213.278 crianças no Brasil e 188.861 no Estado do Rio Grande do Norte. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo. Após a primeira semana de Campanha o Estado vacinou apenas 8,2% do público alvo para a Poliomielite e 8% para o Sarampo, mostrando que um número muito pequeno de crianças foram levadas até as Unidades Básicas de Saúde até a presente data. 

Privacidade