Teatro NÓ participa do Festival de Teatro Cena MT

• Publicado em 02/12/2013

O Grupo de Teatro Nó participa da programação da terceira fase do Festival de Teatro em Cena Mato Grosso, que acontece do dia 02 a 07 deste mês em Cuiabá, levando as produções Espetáculo Experimental "Incomodo-te" e o Cortejo Cênico "A Busca".

Nessa que será a última fase do Festival que teve as fases anteriores em Primavera do Leste e Alta Floresta, haverá participação de dez grupos teatrais, e a programação inclui diferentes espetáculos e também oficinas gratuitas, com o foco no chamado teatro de rua, homenageando uma conhecida figura que andava pelas ruas de Cuiabá, noutros tempos: "Mostra Zé Boloflô de Teatro de Rua".

Participam do Festival sete grupos de Mato Grosso e mais três de outros Estados. São eles: Ânima (Cuiabá), Bubuia (Rio de Janeiro),Confraria dos Atores (Cuiabá), Faces (Primavera do Leste), Maria Cutia (Belo Horizonte-MG), NÓ (Nova Olímpia), Teatro Experimental (Alta Floresta), Teatro que Roda (Goiânia-GO), Tibanaré (Cuiabá) e Vostraz (Várzea Grande).

Além dos espetáculos, acontece, ainda, a exposição "Baú Cênico", com indumentárias dos grupos e o seu respectivo valor memorial. A exposição fica aberta do dia 02 ao dia 07 e sua visitação pode ser feita das 13h às 19h, no Salão Social do Palácio da Instrução.

Segundo a programação, o Grupo NÓ se apresenta no sábado, dia 07, às 09h00 na Praça Bispo Dom José e Praça da República (A Busca) e às 19h00 no Pavilhão das Artes no Palácio da Instrução (Incomodo-te).

PEÇAS - Na A Busca, trajados com cabeças de boi, faz uma re-leitura nos cortejos medievais nas adorações dos Deuses mitológicos, onde o trajeto é coordenado por corpos contorcidos que faz a significação aos homens primitivos, suas oferendas e religiosidades. Segundo o ator, diretor e produtor Valter Lara, o Cortejo Cênico surge a partir da ideia de expandir os trabalhos cênicos da cidade. "Procuramos a versatilidade nas nossas produções, fazendo então essas ocupações nas ruas e praças", destaca.

Já o Espetáculo 'Incomodo-te', é um drama lírico, que segue sua dramaturgia em poesia, com o pensamento de questionar e provocar a plateia no sentido catarse, quebrando barreiras e fortificando as discussões abordadas no contexto dessa poética, a automatização desses homens maquinas sendo contadas através desse vale de sentimentos e expirações.

No elenco estão Adão Santos, Adrinny Saralli, Ana Paula Sioli, Betto Wallker, Deyvid Carlos, Dúh Leatti, Francielly Borges, Fabiano Angelo, Leydiane Matarazzi, Larissa Lima, Malu Assis, Mikaelly Mendes, Nadja Correia, Nathany Magalhães, Nathalya Souza, Paulo Velmont e na Direção Valter Lara e curadoria do Mestre Genival Soares.

O grupo de Teatro NÓ tem como parceiros o departamento municipal de Cultura e secretarias de Assistência Social e de Educação.

‘‘...somos pequeninos ainda, nossos trabalhos são de formiguinhas, mais que estão repercutindo muito no estado e dentro dos lares do nosso município, somos persistentes, e é isso que nos mantém firmes oito anos,virão muitos atores por ai, a sementes estão sendo plantada todos os dias...’’ Valter Lara. (Assessoria)

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

Segunda-feira (02/12)

Às 17h no Calçadão da Galdino Pimentel: "Dom Quixote", com o grupo Teatro que Roda (livre).

Às 19h30 na Praça da República: "Arlequim, servidor de dois patrões", com o Teatro Faces (livre).

Terça-feira (03/12)

Às 18h ruas do centro de Cuiabá: intervenção teatral "Andarilho das Estrelas", com o Tibanaré (livre).

Às 20h no Pavilhão das Artes do Palácio da Instrução: "Rusga", com a Confraria dos Atores (16 anos).

Quarta-feira (04/12)

Às 10h no auditório do Palácio da Instrução: mesa redonda com participação dos grupos

Às 17h na Praça da República: "Entre o amor e a espada", com a Cia. Bubuia (livre).

Às 20h no Clube Feminino: "Estrela Maria", com a Cia. Vostraz de Teatro (livre).

Quinta-feira (05/12)

Às 19h na Praça Alencastro: "Segredos de Liquidificador", com o Pessoal do Ânima (14 anos).

Sexta-feira (06/12)

Às 17h na Praça da República: "Na Roda", com o grupo Maria Cutia (livre).

Sábado (07/12)

Às 09h na Praça Bispo Dom José e Praça da República: intervenção performática "A Busca", com o grupo NÓ (livre).

Às 19h no Pavilhão das Artes no Palácio da Instrução: "Incomodo-te", com o Teatro NÓ (14 anos).

Às 20h30 no Clube Feminino: "A Santa Joana dos Matadouros", com o Teatro Experimental de Alta Floresta (12 anos).