Rua Wilson de Almeida-Nº 259-S / Bairro Ouro Verde, Nova Olímpia, Cep:78.370-000
Fone:(65) 3332-1130 Atendimento: 07:00 as 13:00 horas
Publicado em: 09/09/2021 ás 08:37:00 Autor: SOCIAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Olímpia tem dado atenção especial a um assunto delicado: o suicídio. E na tentativa de alcançar as pessoas que podem estar passando por algum sofrimento nesse sentido, será ofertado diálogos nos grupos do CRAS, CREAS e do SCFV durante esse mês e o enfoque principal será na prevenção do suicídio.

 As equipes de técnicas são compostas por assistente social e psicóloga e a campanha do Setembro Amarelo vem contra a ideia do senso comum de que falar sobre suicídio é estimular o ato, vindo, ao contrário disso, a proporcionar oportunidade para as pessoas desabafarem e iniciarem o processo de ajuda, por isso a importância da atividade de rodas de conversas.

A Campanha nacional - O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). 

A história por trás da campanha - Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Por isso, a cor representa a campanha. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que enfrentavam o mesmo desespero de Mike, e a mensagem se espalhou mundialmente. 

Em Nova Olímpia, será ofertado além das rodas de conversas, terá vídeos e postagem nas mídias sociais com o objetivo de orientação sobre o tema. E serão distribuídas máscaras amarelas e também kits de lembranças aos participantes do PAIF, PAEFI, SCFV, contendo guloseimas, mensagem e fita de braço amarela e no dia 10/09/2021 terá um bate papo no Rádio local.  

O Secretário Municipal da Assistência Social, Professor  Marcos Antônio dos Santos Lima declara preocupação com a possibilidade de as pessoas não estarem recebendo ajuda, para isso, ele destaca as ações das equipes do CRAS e do CREAS que estão empenhadas na prevenção. 

“E cabe comentar que Organização Mundial da Saúde (OMS) inseriu a espiritualidade como aspecto relevante a ser considerado quando fala-se de saúde, o que sugere que a prevenção do suicídio pode estar presente no dia a dia e as nossas equipes estão capacitadas a ouvir, dar atenção, sem interrupção ou comentários pessoais, mas sim, acolhendo e encaminhando às situações que requer a ajuda profissional especializada” esclarece o Professor Marcos Antônio.

 

Precisando de ajuda, Procure:

•         CRAS: 3332-1882

•         CREAS: 3332-1158

Notícias relacionadas

24/09/2021

NOVA DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCE...

Visualizar Notícia

24/09/2021

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE AÇÕES SOCIOCULTURAIS DE VALORIZ...

Visualizar Notícia

24/09/2021

SETEMBRO AMARELO: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pr...

Visualizar Notícia

23/09/2021

SEMECETEL promoveu encontro presencial para lançamento do Programa Volta a...

Visualizar Notícia