SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PLENA ATIVIDADES EM 2021

• Publicado em 22/01/2021

Autor: SOCIAL

O Secretário Municipal de Assistência Social de Nova Olímpia, professor Marcos Antônio dos Santos Lima (Marquinhos), mantém para 2021 a continuidade das ações que já vinham sendo desenvolvidas por ele e sua equipe na gestão passada, com os atendimentos no CRAS, CREAS e setores da pasta: Programa Bolsa Família/Cadastro Único e Serviço de Acolhimento Casa Transitória “Dona Rosa”.

O CRAS é uma unidade pública de assistência social que se destina ao atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. No CRAS, essas pessoas recebem atendimento e acompanhamento social no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), por meio do qual podem também acessar outros serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais. E a equipe do CRAS continuará ofertando as atividades às crianças, adolescentes, idosos e mulheres.

E o CREAS é uma unidade que atende crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres e famílias que estão vivendo situações de violência ou violação de direitos. Nessa unidade recepciona e acolhe as pessoas, oferecem informações e viabiliza acesso a outros serviços, benefícios e programas com o objetivo de auxiliá-las a superar as violências sofridas ou a diminuir os danos causados por elas. Os serviços ofertados são desenvolvidos de modo articulado com a rede de assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas.

Nas unidades de atendimento social continuarão adotando as medidas de prevenção e enfrentamento do Covid–19, como o uso de álcool em gel, o distanciamento social e além da observância dos protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias.

As equipes do CRAS e CREAS estão atendendo a população com os benefícios eventuais, como: o auxilio funeral e o auxílio nutricional, realizando visitas domiciliares, principalmente referentes as denúncias de abandono de idosos e negligência familiar à criança, adolescente e idosos.

Além das unidades de CRAS e CREAS, a Secretaria Municipal de Assistência Social oferta na sede, o Programa Bolsa Família e Cadastro Único, com as atualizações cadastrais, primeiro cadastro e orientações. E no setor de benefícios previdenciários, com orientações e encaminhamentos ao INSS.

Secretário Municipal, Professor Marcos Antônio afirma que “Todas as ações estão sendo pensadas para 2021 e serão adotadas com as devidas medidas de prevenção, cautela e redução de risco e transmissão durante a oferta dos serviços, tanto para as famílias quanto para os profissionais da nossa secretaria”.

“Estamos empenhados em ofertar a população os serviços da Política de Assistência Social e organizamos a oferta de serviços no sentido de minimizar os impactos causados pela pandemia, garantindo o acesso aos serviços pela comunidade. Até porque a Assistência Social integra o hall de serviços essenciais. A pandemia está trazendo efeitos sociais muito graves e profundos”, explica o Secretário.