Seção de atalhos e links de acessibilidade

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL APRESENTA SEU PLANO EMERGENCIAL DE ATENDIMENTO PARA O ENFRENTAMENTO AO COVID-19

  • Publicado em 26/05/2020

Autor: SOCIAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social elaborou um Plano Emergencial de Atendimento em tempo de COVID - 19.  Neste Plano são previstas diversas ações que a Secretaria manterá prioritariamente neste período. Entre elas, o atendimento as famílias em vulnerabilidade social com o fornecimento dos benefícios eventuais, o acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes e a articulação da rede de políticas no atendimento às necessidades detectadas.  Nos setores do CRAS, CREAS, SCFV, Bolsa família, SMAS e Casa Transitória “Anjo da Guarda”.

No Município de Nova Olímpia as ações começaram a partir do mês de abril, com os profissionais remanejados dos serviços, dos programas e projetos temporariamente suspensos, assim como todos os demais profissionais da secretaria, com os seguintes objetivos: prevenir e orientar às famílias sobre o combate ao Covid-19, identificar e encaminhar situações emergenciais, disponibilizar benefícios eventuais, acesso à alimentação e outros itens básicos de subsistência; disponibilizar canais remotos de atendimento por meio de ligação telefônica ou aplicativos de mensagens e via WhatsApp, redirecionando o atendimento presencial para as situações extremas; ofertar suporte aos idosos, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por meio de contatos telefônicos e/ou visitas domiciliares (nos casos mais extremos), levando em conta os impactos do isolamento e a necessidade de organização de uma nova rotina de vida e identificar quaisquer tipo de situação de famílias em estado de vulnerabilidade e risco diante desse momento de crise, informação e conscientização.

O Plano de Atendimento Emergencial foi apresentado ao Conselho Municipal de Assistência Social e aprovado através da Resolução CMAS/2020.

O Secretário Municipal, Professor Marcos Antônio afirmou que “Todas essas ações estão sendo adotadas com as devidas medidas de prevenção, cautela, e redução de risco e transmissão durante a oferta dos serviços, tanto para as famílias quanto para os profissionais da nossa secretaria”.

“Seguimos orientações do Comitê de Enfrentamento do COVI-19 do nosso município e os nossos trabalhos não pararam. Reorganizamos a oferta de serviços dentro do nosso objeto de atuação para que a política de assistência social em si não deixe de ser ofertada. Até porque nós integramos o hall de serviços essenciais. Nós sabemos que a pandemia traz efeitos sociais muito graves e profundos. Então precisamos atender a nossa população menos assistida”, explicou.

Estas ações serão executadas por tempo indeterminado, e as medidas de prevenção serão adotadas até quando enfrentarmos a epidemia de Covid – 19.