Secretaria de Educação de Nortelândia desenvolve atividades do “Pacto pela Alfabetização na Idade Ce
Fonte: Assessoria
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa são desenvolvidas ações que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.
Professores alfabetizadores, articuladores, coordenadores pedagógicos, e ainda os professores da educação infantil das Escolas Estaduais Drº. Emanuel Pinheiro da Silva Primo e Des. Olegário Moreira de Barros, além da Escola Municipal Júlio Praxede Duarte e C.M.E.I Arnoud Almeida participam do projeto, que é um pacto pela alfabetização foi assinado pelo governo federal, estadual e municipal, sendo uma das ações do termo de compromisso todos pela educação. A meta é que ao final de 2021 todas as crianças de 06 a 08 anos concluam os anos iniciais do ensino fundamental alfabetizados.
São alguns requisitos importantes os orientadores de estudo participam de encontros de formação em Cuiabá, e fazem a formação dos professores no município, que além da formação teórica planejam as atividades a serem aplicadas na sala de aula com os alunos. A secretária municipal de educação Marlene Júlia, diretores e a Assessora Pedagógica Vera Lúcia, acompanham todo o desenvolvimento do programa.
Será aplicado ainda neste ano um simulado da prova que os alunos irão fazer em 2015, como teste do programa. Neste ano a formação é de língua portuguesa e em 2014 de matemática e em 2015 a primeira prova avaliativa.
As orientadoras de Estudo são as professoras Adelaide Del Castanhel (Rede Municipal), Genir Kestring (Rede Estadual), sendo que a coordenadora local do pacto é a professora Advair Ferreira dos Santos.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…