Seção de atalhos e links de acessibilidade

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL DE INCENTIVO A SAÚDE INTEGRAL DO HOMEM

  • Publicado em 07/11/2018

Autor: COLABORAÇÃO/SOCIAL

A Secretaria Municipal Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Campanha Novembro Azul 2018. A campanha tem como objetivo ampliar a discussão da prevenção do câncer de próstata e abordar a saúde integral masculina.

“Diversos estudos e a observação prática comprovam que os homens não reconhecem os serviços de saúde como um local que podem utilizar para avaliações de rotina e ações preventivas. Historicamente, os estereótipos do ser masculino levam a acreditar que estão imunes a doenças e que o fato de buscar ajuda profissional é um sinal de fraqueza”, explica o Secretário de Assistência Social, que é responsável pelo Centro de Convivência do Idoso.

Por isso, os encontros realizados no Centro de Convivência do Idoso, neste mês de novembro serão abordados e executados um projeto que fortaleça e dissemine os preceitos e diretrizes, evidenciando os fatores de risco e proteção e a influência das questões de gênero no adoecimento por doenças crônicas. O que demonstra que devemos cuidar de sua saúde em todos os ciclos de sua vida e o tempo todo, não somente no mês de novembro.

Na abertura do mês e lançamento da Campanha no dia 01 de novembro os idosos participaram de ginástica laboral e assistiram a uma palestra sobre a importância de prevenção ao câncer de próstata, sendo preciso realizar todos os exames necessários, a fim de obter o diagnóstico precoce, situação que propicia a cura da doença. Entre os exames incentivados na campanha estão o PSA e também o exame de toque retal, necessário para o diagnóstico dos pacientes a partir dos 45 anos de idade, parceria esta firmada com a Secretaria de Saúde através do Secretário de Saúde Sergio Scheffer e Enfermeiro Samuel.

A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social- CRAS e toda a equipe estão empenhados para que a partir deste mês de novembro, com rodas de conversas, palestras possam sensibilizar a população masculina sobre a doença e visando diminuir a taxa de mortalidade que ainda é alta.