Saúde Pública quer proibir bebida popular em Mato Grosso
Fonte: Redação Midianews
Uma das bebidas mais pedidas atualmente nos bares e restaurantes, popularmente conhecida como “copo sujo” – que consiste em cerveja servida em um copo com as bordas “marcadas” com sal –, pode ter a sua comercialização impedida em Mato Grosso.
Isso porque o Conselho de Estado de Saúde enviou uma recomendação à Assembleia Legislativa solicitando a elaboração de um projeto de lei que proíba a venda dessa e demais bebidas correlatas.A recomendação 02/2013 foi assinada pelo presidente do conselho, o secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues, em 31 de julho, e publicada no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (9). A provação do pleno se deu em reunião ordinária do dia 5 de junho deste ano.A medida visa a atender, entre outros pontos, à campanha “Menos Sal. Sua Saúde Agradece!”, lançada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do Ministério da Saúde.O "copo sujo" também é conhecido como "cozumel" ou "cosmel", conforme consta em alguns cardápios de bares e restaurantes.
A bebida tem esse nome porque foi criada a ilha de Cozumel, no Mar das Antilhas, pertencente à província de Quintana Roo (México).Campanha
A campanha foi lançada após estimativas apontarem que a população brasileira consome cerca de 12 gramas de sal por dia, mais do que o dobro recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de até 5 gramas diárias.O objetivo é alertar à população para os riscos do consumo em excesso de sal, que pode causar vários Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como pressão alta, doenças renais e cardiológicas.Segundo a OMS, em 2001, essas enfermidades foram responsáveis por 60% do total das 56,5 milhões de mortes notificadas no mundo. Quase metade de todas essas mortes é atribuída às doenças cardiovasculares.No Brasil, em 2007 as DCNT responderam por 72% do total das mortes por causa conhecida. Em termos de custos ao Sistema Único de Saúde (SUS), o levantamento aponta que no período de 2001 a 2010 houve aumento de 63% dos gastos em internações associadas à hipertensão.Além disso, internações por acidentes vasculares cerebrais, infarto do miocárdio e outras doenças isquêmicas custaram quase US$ 20 milhões de dólares do SUS em 2010.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…