Samu realiza campanha para uso consciente do 192

• Publicado em 19/11/2015

A Secretaria de Saúde, por meio da coordenação da unidade do SAMU começou nesta semana uma campanha para conscientizar a população sobre como e quando acionar o SAMU pelo telefone 192, responsável pelas chamadas do serviço de urgência e emergência.

A base regional do SAMU encontra-se em Tangará da Serra. Ela é responsável por ‘filtrar’ as ligações dos municípios, otimizando o atendimento e a triagem dos telefonemas.

No sentido de esclarecer a comunidade de como o serviço é realizado, o SAMU de Nova Olímpia iniciou nesta semana uma campanha de orientação e informação que está sendo divulgada na Rádio Cultura, detalhando o que é o serviço, como ele funciona e qual o procedimento do Samu, após a ligação para o 192, bem a questão de trotes, que muito prejudica o serviço. “A campanha já está acontecendo na cidade e queremos, com ela, conscientizar a população sobre o uso responsável do Samu, criado para salvar vidas”, explicou a enfermeira (RT) Marcia Padilha.

Marcia explica que ao ligar para 192, o munícipe será atendido por um técnico, que vai fazer a triagem do caso e transferir a ligação para o médico regulador, responsável pelo diagnóstico da situação. Ele já iniciará o atendimento ao paciente ainda por telefone, orientando quem fez a chamada sobre os primeiros procedimentos que devem ser realizados até a chegada da equipe ao local. Segundo ela, cabe ao médico regulador avaliar a situação e destinar a equipe ao local da ocorrência, de acordo com a gravidade do caso.

QUANDO CHAMAR O SAMU

• Acidentes / traumas com vítimas; • Choque elétrico; • Falta de ar intensa; • Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); • Afogamentos e engasgo; • Intoxicação ou queimaduras graves;  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte para a mãe e para o feto; • Tentativas de suicídio; • Urgências psiquiátricas; • Vítima inconsciente; • Em casos de intoxicação exógena ou envenenamento; • Na ocorrência de maus tratos; • Crises hipertensivas; dores no peito de aparecimento súbito; • Acidentes com produtos perigosos; • Agressão por arma de fogo ou arma branca; • Soterramento, desabamento; • Crises convulsivas; • Na transferência inter-hospitalar de doentes graves; • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

NÃO CHAME O SAMU PARA:

• Febre prolongada; • Dores crônicas; • Vômito e diarreia; • Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames; • Transporte de óbito; • Dor de dente; • Transferência sem regulação médica prévia; • Trocas de sonda; • Corte com pouco sangramento, • Entorses; • Cólicas renais; • Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio .