Projeto prevê igualdade de vagas em vestibular da Unemat
Fonte: Assessoria
Membro titular da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Emanuel Pinheiro, apresentou um projeto de lei, que dispõe sobre as vagas oferecidas em concursos de vestibular realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEAMT). A partir da proposta parlamentar, as vagas em cursos e turnos oferecidos anualmente pela UNEAMT devem ser oferecidas a 80% dos candidatos que comprovarem haver cursado as três séries do ensino médio em instituições públicas ou privadas e que possuam curso superior completo ou não estejam cursando em instituição pública de ensino.
Outros 20% para candidatos que comprovem haver concluído o ensino médio ou equivalente em qualquer Estado da Federação ou no Distrito Federal. Tratando de candidato aprovado em exame supletivo, a UNEAMT exigirá do candidato a comprovação, na forma do edital respectivo, de residência no Estado de Mato Grosso por pelo menos três anos.
Na hipótese de não ser suficiente à quantidade de candidatos classificados em conjunto de vagas, a Universidade fará a convocação de outro conjunto, respeitada a ordem de classificação.
Em geral, o sistema favorece alunos de escolas públicas, pessoas negras ou de etnia indígena, com deficiência física ou necessidades de educação especial. Com a reforma universitária, a maioria das Universidades Federais adotou a política de reserva de vagas. De acordo com o último levantamento, hoje, 51% das universidades estaduais e 42% das federais, possuem sistemas de cotas.
A porcentagem varia de acordo com cada instituição. Na UFBA (Universidade Federal da Bahia), por exemplo, 45% das carteiras disponibilizadas são reservadas a negros, indígenas e alunos que vieram de escolas públicas.
Muitas universidades também direcionam parte das vagas a candidatos aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Enem. Algumas instituições exigem que o candidato participe do processo seletivo próprio, mas outras já consideram o resultado do Exame.
“O objetivo é igualar um pouco este “placar” tão desfavorável aos alunos provenientes da rede pública e privada de ensino do nosso estado”, justificou Emanuel.
Outras Notícias
Mais notícias
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…
Chamada Pública garante alimentos da agricultura familiar local para a rede municipal de ensino
A Prefeitura Municipal de Nova Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Alimentação Escolar, realizou na última quarta-feira (24) a Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familia…