Seção de atalhos e links de acessibilidade

PROGRAMA PRESENTE DE DEUS DA PREFEITURA DE NOVA OLIMPIA

  • Publicado em 26/03/2021

Autor: Social

PROPORCIONA ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIOASSISTENCIAL DE MULHERES GRÁVIDAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.

 

Com a flexibilização das atividades sociais, a Secretaria Municipal de Assistência Social, gradativamente, retorna com os atendimentos presenciais/remoto nos equipamentos, seguindo o protocolo sanitário para evitar a infecção e propagação do novo Coronavírus (Covid-19). O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), retornou as atividades com o acompanhamento de mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa Presente de Deus.

A secretaria Municipal de Assistência Social por meio do CRAS desenvolve um trabalho de acompanhamento com as mulheres em estado gestacional, em parcerias com as Secretarias de Saúde e Educação formando assim uma rede de apoio a estas mulheres além dos Padrinhos que são convidados para apadrinhar cada gestante.

O grupo de gestantes é acompanhado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), ofertado à população da área de abrangência do Cras, desenvolvendo ações preventivas às famílias em situação de vulnerabilidade, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “A gestação é um processo que gera dúvidas e envolve transformações físicas, emocionais e familiares. E, por isso, o Cras, por meio de sua equipe técnica, fará de forma contínua encontros semanais com as gestantes via WhatsApp, onde as futuras mães participam de palestras/remotas, trocas de informações sobre a saúde física, emocional e psicológica da gestante, garantia de direitos, acesso aos benefícios, o parto, a importância da família para os filhos, entre outros”, explicou Melissa Giacomo, coordenadora do Cras.

Devido às normas de biossegurança por se tratar de um grupo de risco as atividades com as gestantes será desenvolvida no seguinte formato: A Equipe Técnica realizou busca ativas juntos as UBS, entrou em contato com as gestantes via telefone, e também houve demanda espontânea. Serão inseridas e acompanhadas 25 gestantes no período de 3 meses com início no dia 16 de março 2021 e encerramento dia 18 de junho 2021.