Seção de atalhos e links de acessibilidade

Professores em greve decidem suspender movimento e aulas são retomadas em Nova Olímpia

  • Publicado em 07/05/2018

Autor: Assessoria/Prefeitrura

Em Assembleia realizada na última sexta-feira (04), os poucos mais de 40 professores paredistas decidiram por retomar às atividades docentes nesta segunda-feira (07), porém, conforme o comunicado do presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Florisvaldo Lopes, a categoria manterá em estado de greve.

A decisão aconteceu dez dias após o Sindicato ser notificado da ilegalidade da paralisação, ocorrida no dia 24 de abril. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso-TJ/MT, por meio da desembargadora Serly Marcondes Alves acolheu no dia 18 a Ação Declaratória de Ilegalidade e Abusividade do Direito de Greve com Pedido de Antecipação de Tutela, ajuizada pelo município de Nova Olímpia em face do Sintep/MT em razão do movimento paredista de professores, iniciado no dia 11. Na decisão da magistrada, além do retorno às atividades, foi concedido o direito do desconto aos dias parados bem como multa diária de R$ 1 mil.

Com a decisão do TJ/MT, 18 professores já retornaram às atividades quase de imediato, e os outros 41 permaneceram.  No último dia 27, o município pagou o folha salarial dos servidores municipais, porém promoveu os descontos dos dias parados dos professores.

Segundo informações, o Sindicato voltará as negociações com o poder público, com a mesma pauta de reivindicação que consiste em requerer 14,45% de reajuste referente ao piso nacional da categoria (2017 e 2018), ocorrido todo início de ano, concessão de licença prêmio na data de vencimento e licença para qualificação.