Prefeitura de Porto Estrela tem contas julgadas irregulares
Fonte: Assessoria
Durante a tramitação do processo, cumprindo o dever constitucional, o Tribunal de Contas proporcionou a oportunidade da ampla defesa e do contraditório. Entretanto, o gestor do executivo municipal Benedito de Oliveira apresentou as justificativas fora do prazo legal.
As irregularidades encontradas pela Secex nas contas da prefeitura de Porto Estrela estão relacionadas a procedimentos licitatórios, execução e fiscalização de contratos, a despesas consideradas ilegais, questões previdenciárias e de controle interno, bem como a falta de cobrança da dívida ativa e envio fora do prazo de documentos e informações ao TCE-MT.
O relator do processo, o conselheiro Valter Albano analisou todas as impropriedades e decidiu por manter 24 irregularidades. Por essa razão ressaltou, no voto, não ser possível considerar regulares as contas anuais de 2012.
Entre as irregularidades mais graves apontadas pelo relator estão a emissão de dois cheques totalizando o valor de R$ 6.455,23 sem relação com nenhum contrato, pagamento de juros e multas de R$ 27,9 mil por atraso nas contribuições previdenciárias e ausência de adoção de medidas corretivas com relação à contaminação da água fornecida e manejo de resíduos sólidos (destino do lixo) em local indevido.
O conselheiro Valter Albano apresentou o voto ao Pleno no sentido de julgar irregulares as contas de 2012 da prefeitura de Porto Estrela. Ao gestor Benedito de Oliveira foram aplicadas 19 multas totalizando o valor de 255 UPFs/MT (equivalente a R$ 14,2 mil) e ainda determinada a restituição de R$ 39,2 mil aos cofres públicos. O Pleno aprovou o voto por unanimidade e fez outras recomendações e determinações à atual gestão.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…