Prazo da Justiça chega ao fim mas professores mantêm greve em MT
Fonte: Do G1 MT
Após ser considerada abusiva e completar um mês de greve, a paralisação dos trabalhadores na educação de Mato Grosso deve continuar. É o que estima o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes do Nascimento. O prazo dado pela Justiça para que os professores voltassem a dar aula vence nesta sexta-feira (13).
Na terça-feira (10) o desembargador Marcos Machado deu um prazo de 72 horas, a partir da publicação da decisão, para que a categoria retomasse os trabalhos. A decisão também pontuava que os professores estivessem com efetivo suficiente para assegurar o ano letivo de 2013. Aproximadamente 430 mil alunos estão sem aula em Mato Grosso desde o dia 12 de agosto. Cerca de 80% das escolas teriam aderido ao movimento.
Os trabalhadores pedem quatro pautas principais que incluem o reajuste salarial de 10,41%, inclusão da hora-atividade para professores contratados, melhoria na estrutura das escolas e a posse dos classificados do concurso público realizado em 2010 no estado, além da destinação de mais recursos estaduais para a educação.
Ao G1, o presidente do Sintep disse que o sindicato vai recorrer da decisão judicial. “Vamos continuar. Mesmo se tivéssemos um retorno parcial, não existe educação parcial. Ninguém gosta de ficar sem aula, mas precisamos dessas melhorias [exigidas]”, declarou Henrique.
Na segunda-feira (16) deve ser realizada uma nova assembleia para avaliar a paralisação, bem como consultar os profissionais sobre a continuidade ou não da greve. A assembleia está marcada para as 14h [horário de Mato Grosso], na Escola Estadual Presidente Médici, na Avenida Mato Grosso, Centro de Cuiabá.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…