Seção de atalhos e links de acessibilidade

PARCERIA ENTRE EMPAER E SECRETÁRIA DE AGRICULTURA APRESENTA CULTIVO DA MELANCIA

  • Publicado em 23/09/2019

Fonte: EMPAER

No dia último dia (12.09), foi realizado no PA Usiel Pereira, município de Nova Olímpia, uma manhã de interação de conhecimentos com a participação de técnicos e produtores sobre o Cultivo da Melancia. No início do ano a EMPAER-MT, em parceria com a Secretária de Agricultura de Nova Olímpia, liderada pelo Secretário da pasta, Jaime Sganzerla iniciou juntamente com alguns produtores do município um trabalho voltado à produção de melancia, com a finalidade de atender demandas do mercado de Nova Olímpia e da região.

De acordo com informações, na fase inicial os técnicos ficaram surpresos com a resistência de alguns produtores, que já haviam tentado produzir, porém sem obter resultados acabaram por desacreditar no êxito desta cultura. Um dos agricultores o Sr. Ivan Quintino da Silva, morador do PA Usiel Pereira, demonstrou muito interesse em iniciar seu plantio. Outro fator primordial o Senhor Ivan a sua esposa, Marlene e filhos, estavam sempre atentos para absorver todas as técnicas que lhes eram passadas não só pelos técnicos do município (EMPAER-MT/ SEDER), como também pelos nossos parceiros da CASA DO ADUBO, que representada pelo Engenheiro Agrônomo Marcos Rodrigues Magalhães Machado, que se fizeram sempre presentes oferecendo as melhores opções de insumos, sementes e orientações no manejo, para que o resultado obtido fosse satisfatório.

No sítio do Senhor Ivan, com mão de obra estritamente familiar foram plantadas 1.085 covas de melancia, distribuídas em 0.8 hectares. Tudo dentro das recomendações técnicas, onde técnicos e produtor almejam alcançar uma produtividade de 30 toneladas. Os produtores destacaram a importância da experiência adquirida “Este primeiro plantio serviu para que juntos pudéssemos aprender e analisar quais as melhorias podemos fazer buscando a excelência na produção, estou bastante satisfeito e ainda mais empolgado para novos plantios e já pensando em diversificar as culturas”. destacou Ivan.

Durante esta manhã técnica contamos também com a presença do Sr. Valdir Alves da Silva, representante da Cooperativa Regional de Produção Agropecuária da Agricultura Familiar (COOPRAF), fato este que serviu para que os produtores presentes se sentissem mais animados a produzir, pois um dos maiores gargalos que o produtor enfrenta é a comercialização, e o representante da COOPRAF, elogiou a qualidade do produto e garantiu uma justa negociação com o produtor, o que animou todos os presentes.

O ponto de vista técnico em relação à rentabilidade também foi destacado “Para que a cadeia seja rentável e satisfaça ao produtor de maneira que ele possa receber o retorno esperado de seu investimento, é necessário que o mesmo esteja aberto a receber a assistência técnica e com uma prática desta desde o plantio até a colheita sendo realizada pelos técnicos e acompanhada pelos produtores de perto, com certeza haverá um fortalecimento da agricultura familiar do município” – enfatizou a Extensionista da EMPAER-MT Kathiuscia de Arruda Medeiros Chieron.