Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Autor: Assessoria/Prefeitura
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.
Estiveram presentes os vereadores Adelson Gomes, Luiz Henrique e Robson Oliveira; a secretária municipal de Educação, Débora Cristiane Ferreira; a coordenadora da Atenção Básica, Monica Larissa; além de profissionais da educação e da saúde e integrantes do grupo de Mães Atípicas, criado pela Secretaria Municipal de Saúde para oferecer apoio e suporte às famílias.
O evento abordou a jornada da pessoa autista e os caminhos para a identificação, o acolhimento e o tratamento de pessoas com deficiência, doenças raras e Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a palestra, a vereadora destacou como uma rede multiprofissional pode facilitar o diagnóstico e auxiliar as famílias que, muitas vezes, não sabem por onde iniciar a investigação e a busca pelo laudo. A Jornada do Autista é composta por quatro etapas: a UBS, responsável pela atenção primária com enfermagem, equipe multiprofissional e atendimento médico; o CEM, que oferece atenção secundária com médicos especialistas; o CER, voltado às terapias de fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia; e o CAPS, destinado ao tratamento das comorbidades.
Maysa Leão é mãe atípica e conhece essa realidade de perto. Por isso, engajou-se na criação da Lei nº 6.836/2022, que instituiu a Jornada do Autista, e da Lei nº 7.270/2025, que estabeleceu a Jornada da Pessoa com Doença Rara e Deficiência.
O encontro proporcionou um importante momento de aprendizado e troca de experiências entre os profissionais presentes e as mães atípicas, que estão constantemente em busca de conhecimento e ferramentas para oferecer o melhor cuidado e desenvolvimento aos seus filhos.
Juntos, seguimos construindo uma Nova Olímpia mais acolhedora, inclusiva e preparada para caminhar ao lado das famílias, oferecendo apoio, informação e cuidado em cada etapa dessa jornada.
Outras Notícias
Mais notícias
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…
Chamada Pública garante alimentos da agricultura familiar local para a rede municipal de ensino
A Prefeitura Municipal de Nova Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Alimentação Escolar, realizou na última quarta-feira (24) a Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familia…