Seção de atalhos e links de acessibilidade

Novembro azul: Entendendo o PSA e Desmistificando o TOQUE RETAL

  • Publicado em 09/11/2013

Fonte: Rádio Pioneira

O Toque retal NÃO é imprescindível no diagnóstico precoce do Câncer da Próstata. Além de depender da sensibilidade e experiência do examinador, tem o poder de afastar um grande número de homens do consultório dos urologistas por puro preconceito, e bastaria que se submetessem a uma dosagem anual de PSA para terem um controle biológico da sua próstata.


O que é o PSA?


O PSA (Prostate Specific Antigen) é uma proteína produzida em quase sua totalidade pela próstata. A dosagem dessa proteína no sangue, seguida da leitura e interpretação de suas variações no tempo, associada à história clínica do paciente, permitem ao urologista formular um diagnóstico da situação prostática.


1- Se o PSA dosado mostra níveis considerados elevados, independentemente da idade, e o paciente sofre de distúrbios urinários agudos (dor, febre, desconforto urinário e dificuldade miccional), a leitura será de evolução de um processo inflamatório/infeccioso da próstata (Prostatite). Com o tratamento específico, os níveis do PSA retornam aos valores normais.


2- Se o paciente com mais de 45 anos apresenta PSA em elevação, aumento progressivo do volume prostático e presença de sintomas urinários, a leitura será de uma Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).


3- Se o paciente de mais de 45 anos, sem sintomas urinários, mas com curva do PSA ascendente e elevação anual superior a 40%, independente da dosagem inicial de base, a suspeita será de processo maligno (Adenocarcinoma da Próstata) em evolução. A indicação é a biópsia prostática para diagnóstico definitivo.


A especificidade e sensibilidade do PSA são superiores às do Exame Digital Retal e da Ultrassonografia Prostática, mesmo a transretal. Conforme demonstrou Angulo e colaboradores em trabalho clássico realizado na Wayne State University, Detroit, USA, o exame digital retal, realizado em um mesmo paciente por três urologistas diferentes, conduzia a diagnósticos díspares em 90% dos casos testados.


Concluindo, nenhum outro recurso é mais valioso e acurado que a curva do PSA na avaliação das doenças prostáticas. Este exame deve ser realizado com a periodicidade de 1 ano para homens com mais de 45 anos. Eu recomendo aos meus pacientes que façam esta coleta no mês dos seus aniversários para melhor fixação e memorização da data. Lembrem-se: Uma coleta de sangue pode evitar danos irreparáveis a sua vida. O tratamento do Adenocarcinoma da Próstata na sua fase inicial permite um índice de cura superior a 90%.


* Colaborou o Médico PhD Dr. José Gomes de Oliveira, Mestre e Doutor pela Universidade de Würzburg-Alemanha, International Research Fellow pela Wayne State University, Detroit, Estados Unidos.


Atendendo em Tangará da Serra  no Centro Urológico do Médio Norte do Mato Grosso - Rua Júlio Martinez Benevides, 98-E Centro - Hospital Santa Angela. Telefones: (65) 9674 6854 ou (65) 3311-1900. Cooperado da Unimed Vale do Sepotuba.

Privacidade