Seção de atalhos e links de acessibilidade

Nova Olímpia sediou reunião do Colegiado Territorial do Rio Paraguai

  • Publicado em 30/06/2014

Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

O município de Nova Olímpia sediou na última sexta-feira, 27, a reunião de Planejamento Territorial do Alto do Rio Paraguai. O evento foi promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário-MDA, através da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Estado e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
A reunião teve participação de representantes dos municípios de Nova Olímpia (anfitriã), Alto Paraguai, Diamantino, Nortelândia, Arenápolis, Denise, Barra do Bugres, Porto Estrela, Tangará da Serra, Sapezal e Pontes de Lacerda, dentres o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga, secretários de Agricultura, Turismo, Infraestrutura e Planejamento, Servidores Públicos das respectivas secretarias, representantes de Sindicatos e Associações Rurais, Empaer, Unemat, Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Bacia do Alto do Rio Paraguai e os representantes do MDA, Nelson Borges de Barros (delegado), Luciana Galan e Ságui Moreira (articulador Estadual). O foco  da discussão girou em torno de temas voltados à Qualificação do Colegiado Territorial; Projeto para formação do Núcleo de Extensão e Gestão Territorial – Edital 11/2014 CNPQ e Chamamento Público PROINF 2014.
Segundo o delegado do MDA, Nélson Borges, foi uma reunião com objetivo de fazer a exposição do manual de operacionalização do PROINF, detalhar os projetos e definir as prioridades.  Ele citou que o PROINF tem como objetivo viabilizar, por meio de recursos não reembolsáveis, a estruturação e a qualificação de processos produtivos e econômicos da agricultura familiar nos Territórios Rurais. Além disso, estimula a articulação das políticas públicas nos territórios registrados pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial.
De acordo com o delegado do MDA no Estado, com o programa, é possível garantir o apoio necessário à agricultura familiar. “Ele apoia os agricultores na estruturação da produção, no escoamento e comercialização dos produtos. São projetos que existem para fortalecer e garantir a melhoria na qualidade de renda para os produtores”, ressalta.
Na opinião do secretário de Desenvolvimento Rural-SEDER, Edson Noel da Silva (Edinho), o encontro foi de grande importância por estabelecer um diálogo com atores sociais e políticos-institucionais do território da cidadania, no sentido de qualificar as ações que vão beneficiar a região.  “O MDA disponibiliza recursos conforme as necessidades do território, os municípios apresentam projetos dentro do colegiado, esses projetos são priorizados e então executados”, explica Edinho, citando que os investimentos devem focar principalmente as potencialidades definidas pelos municípios do território.
Ainda segundo ele, uma nova reunião do Colegiado irá acontecer no próximo dia 15 em Nortelândia para a definição dos projetos que serão encaminhados ao MDA.

COLEGIADOS TERRITORIAIS - O colegiado territorial é um Fórum de abrangência territorial, constituído por instituições da sociedade civil e das três esferas do poder público e que tem como função planejar ações e articular políticas públicas em prol do desenvolvimento rural sustentável do território e exercer o controle social sobre políticas e programas públicos.

Os colegiados são responsáveis por identificar as demandas locais, promover a interação entre gestores públicos e a sociedade civil e conselhos setoriais, contribuir com sugestões para a integração e qualificação de ações, além de divulgação das ações do Programa Territórios da Cidadania.

Privacidade