Seção de atalhos e links de acessibilidade

Nova Olímpia recebe médica cubana do Programa mais Médicos

  • Publicado em 15/05/2014

Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

 A Secretaria de Saúde de Nova Olímpia recebeu nesta semana mais um profissional cubano para fazer atendimentos nas unidades básicas de saúde do município. Yecenia Avalos Mariño é a terceira do Programa Mais Médicos, e vai se juntar aos médicos Dr. Juan Antonio Gallegos Acosta e  Dr. Julio Naranjo, que chegaram ao município no último dia 28 de abril.

Agora com mais três profissionais, a saúde pública municipal aumenta a capacidade de atendimento nas unidades básicas de saúde. Atualmente Nova Olímpia conta com 18 médicos de diversas especialidades. "A preocupação do Governo 'Unidos Crescemos Mais' é atender cada vez mais as necessidades da população e a chegada desses novos profissionais fará com que isso seja possível", ressaltou o secretário de Saúde, Ari Felippi durante a apresentação da Dra. Yecenia na Unidade Básica de Saúde do bairro Centro na manhã de quarta-feira (14). Aos enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e usuários da saúde, Arizinho, como é conhecido destacou que a Prefeitura está investindo na saúde do município com foco na melhoria do atendimento aos usuários do sistema de saúde.

Ainda sobre o aumento no quadro, o secretário enfatizou que contar com mais uma profissional é de suma importância para o município. “A nossa população precisa de bons médicos, além dos médicos brasileiros que já temos no município, considero positivamente a vinda dos profissionais cubanos, e fico feliz que a nossa população tem sido receptiva, desta forma todos só temos a ganhar”, afirmou.

Yecenia é clínica geral formada pela Faculdade de Medicina de Granma (Cuba) com especialização em terapia intensiva (emergência). Ela já atuou na Venezuela, onde passou três anos, antes de se deslocar ao Brasil. Em Nova Olímpia, assim como os médicos Juan e Julio, ela irá exercer suas funções por um período de três anos na Atenção Primaria à Saúde – USF. Yecenia deve começar a atender a comunidade nos próximos dias, a partir da liberação do seu registro no Ministério da Saúde. "Estou aqui para servir", disse ela aos usuários da Unidade de Saúde do bairro Centro.

O PROGRAMA - O Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para a coletividade.

O município é responsável pela concessão de moradia, alimentação e deslocamento. A habitação pode ser assegurada por meio de disponibilização de imóvel ou de acomodação em hotel, bem como pela concessão de auxílio financeiro para que o próprio profissional providencie sua moradia.

Privacidade