Seção de atalhos e links de acessibilidade

Nova Olímpia promove Fórum Selo Unicef

  • Publicado em 03/06/2014

Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

A prefeitura de Nova Olímpia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social/CREAS realiza na próxima sexta-feira (06), o Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição – 2013/2016). O evento que vai reunir órgãos ligados à defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município acontece a partir das 07h30 nas dependências do Centro de Convivência dos Idosos, na rua Pedro Pedrossian, 1549-S Jardim das Oliveiras (ao lado da escola Francisca Souza Alencar).

O Fórum é aberto à toda comunidade e segundo informou Márcia Segabinaze Scheffer,  psicóloga do CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes, e através do Fórum, o município vai elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. "O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência", disse Márcia.

"É uma oportunidade da comunidade expor as demandas que o município precisa melhorar, pontuando as diversas ações a serem implantadas e melhoradas em nossa cidade. Não podemos ficar de braços cruzados, devemos expor nossas opiniões para assim termos uma cidade com melhores condições de vida a todos”, destacou.

O SELO - O Selo Unicef Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Os municípios que se inscrevem no Selo são agrupados de acordo com sua realidade socioeconômica e assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos.

O Unicef, por sua vez, promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, avalia e monitora os resultados obtidos. Ao final do ciclo do Selo, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo Unicef Município Aprovado.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos. Reduzindo assim, as disparidades regionais e os avanços na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Privacidade