Seção de atalhos e links de acessibilidade

Nova Olímpia inicia vacinação contra a gripe nesta quarta-feira

  • Publicado em 05/05/2015

Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

Campanha de Vacinação Nacional contra a Influenza (Gripe) iniciou nesta segunda-feira (4) em todo o Brasil, mas em Nova Olímpia, a vacinação nas Unidades de Saúde só começa nesta quarta-feira, 06.

Segundo informações da enfermeira responsável pelo Setor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Poliana Sartori Masson, houve atraso no repasse das vacinas que não chegaram no prazo estipulado. “Nesta quarta-feira as Unidades Básicas de Saúde iniciam a vacinação da população alvo da campanha”, disse a enfermeira. Segundo ela foram solicitadas 3 mil doses da vacina.

Devem ser vacinados contra a influenza os idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), trabalhadores de saúde que atuam em locais de referência para atendimento aos casos de influenza e portadores de doenças crônicas, que devem levar a prescrição médica com a indicação da doença e essa doença tem que estar constante no quadro de doenças cobertas pelo Ministério da Saúde.

DIA ‘D’ - O dia 9 de maio (sábado) é considerado o dia mais importante da vacinação. Estarão funcionando as Unidades de Saúde dos bairros Boa Esperança, Ouro Verde I e II, São João e Centro. Nestas unidades, a vacinação no chamado "Dia D" ocorrerá das 08h00 às 17h00.

A campanha segue até o dia 22 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família no horário normal de atendimento (das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00).

NO BRASIL - A meta deste ano é imunizar 49 milhões de pessoas. Em 2014, 44,3 milhões receberam a vacina, o equivalente a 86,7% do total previsto pelo Ministério da Saúde.

Em 2015 não houve a inclusão de um novo grupo prioritário. No entanto, a coordenadoria do programa nacional de imunização, alerta que é preciso fortalecer a participação das gestantes, que têm maior risco de complicação caso contraiam a gripe. Com a vacinação da grávida, ocorre a imunização passiva do bebê, que passa a ser protegido até os seis meses de idade, quando a criança receberá a dose.

De acordo com o governo, 1.794 pessoas foram internadas no ano passado em decorrência de complicações da gripe e 326 morreram. A cepa H1N1 foi a que provocou o maior número de óbitos (163), seguido do H3N2 (105).

 

De acordo com o Ministério, o medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Privacidade