Seção de atalhos e links de acessibilidade

Nova Olímpia dá Cartão Vermelho ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

  • Publicado em 20/05/2014

Fonte: Assessoria de Imprensa

A prefeitura de Nova Olímpia, por meio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social-CREAS e apoio da Unidade Básica de Saúde da Família Ouro Verde II, realiza na próxima quinta-feira, dia 22, às 15h00 na Casa da Sopa do bairro Aeroporto uma palestra abordando exploração sexual e drogas, projeção de vídeo educativo e sorteio de brindes.

A Campanha faz parte da programação alusiva ao dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e busca chamar atenção da sociedade o problema da violência sexual e das drogas.

O símbolo da campanha no município é o mascote da Copa do Mundo, o tatu 'Fuleco' dando um cartão vermelho à Exploração Sexual  contra Crianças e Adolescentes.

Para a psicóloga do CREAS, Marcia Segabinaze Schefer, é papel do poder público por meio de seus programas e serviços a execução das políticas de proteção e na garantia de direitos a crianças e adolescentes e a Campanha tem essa finalidade. "Todos somos responsáveis pela proteção de nossas crianças e adolescentes e, consequentemente, pelo combate de qualquer tipo de violência e abuso contra eles”, destaca Marcia.

Segundo ela, na sexta-feira (23), iniciando às 08h00, uma panfletagem com entrega de adesivos também será feita na rotatória entre os bairros Ouro Verde/São João e Centro.

DIA DA CONSCIÊNCIA - A Lei Federal 9.970/2000 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, após uma forte mobilização da população em decorrência de um crime ocorrido em 1973, onde uma garota foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada, assassinada e desfigurada por ácido. Os assassinos jamais foram punidos.

DISQUE DENÚNCIA - O “Disque 100”, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é o principal canal de denúncias sobre a exploração sexual infantil. Por este número de telefone são feitos relatos de casos suspeitos e, a partir disso, são tomadas providências por autoridades policias e governamentais. A ligação é anônima e gratuita.

O Governo do Distrito Federal também mantém canais de comunicação com a sociedade para evitar o ferimento aos direitos das crianças e adolescentes. A denúncia pode ser feita no CREAS, no telefone (65) 3332-1158, ou no Conselho Tutelar pelo fone (65) 3332 - 1745.

Privacidade