NESTA QUARTA: NOVA OLÍMPIA COMEMORA 34 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

• Publicado em 12/05/2020

Autor: Redação/DS

Legenda: Data será comemorada sem festa, para evitar aglomerações

Nova Olímpia também está em festa nesta quarta-feira, dia 13 de maio, (Feriado). O município completa seu 34º aniversário de emancipação e assim como em todo o país, as festividades e atos cívicos foram cancelados.

Prefeito em terceiro mandato, José Elpidio de Moraes Cavalcante comemora mais um aniversário do município, porém, neste ano, de uma forma diferente. “Gostaria de ter feito uma festa bonita, com várias inaugurações, mas infelizmente essa pandemia pegou o Brasil inteiro”, lamentou o chefe do Executivo Municipal, ao lembrar que mesmo Nova Olímpia não ter nenhum caso confirmado, o Município segue com ações preventivas.

Dessa forma, toda programação foi cancelada por conta da pandemia do Coronavírus. “O Município tem obras para inaugurar, entrega de veículos, maquinários, melhorias em escolas, iluminação da Avenida Mato Grosso, mas não haverá nenhum ato oficial para não aglomerar”, informou, ao destacar que mesmo impossibilitados de realizar eventos, a data deve ser lembrada com alegria por todos os novaolimpienses. “Aproveito para parabenizar Nova Olímpia e seu povo por esses 34 anos”

Caminhando junto com o Executivo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Noé da Silva, (Edinho Gregório) aproveitou a oportunidade para também parabenizar a cidade e a população. “Queremos agradecer a todas as pessoas que contribuíram e que estão contribuindo para o nosso município (…) Parabéns Nova Olímpia pelos seus 34 anos”.

HISTÓRIA - O município foi criado através da Lei Estadual nº 4.996, de 13 de maio de 1986, com a denominação de Nova Olímpia. O termo "Nova" foi acrescentado para distinguir o município mato-grossense do município paulista de Olímpia, de onde vieram os primeiros desbravadores dessa terra.

Entretanto, sua fundação ocorreu em 19 de março de 1954, pelo colonizador Belizário de Almeida, popularmente chamado “Bili”.

Em meados de 1963 iniciou-se um movimento para elevação de Nova Olímpia a Distrito. Em 15 de maio de 1964, de acordo com a Lei 2.153, Nova Olímpia, elevou-se a Distrito de Barra do Bugres, recebendo o nome de Paz de Olímpia.

Já em 1986, houve a emancipação política administrativa de Nova Olímpia, no dia 13 de maio de 1986, pela Lei nº 4.996. Houve eleição para prefeito em um mandato de 2 anos. A população elegeu como primeiro Prefeito de Nova Olímpia, João Gregório da Silva e vice Devanil Maria Luiz para a gestão 1986-1988.