Municípios de MT recebem a primeira parcela do Imposto Territorial Rural
Fonte: Agência de Notícias da AMM
Municípios mato-grossenses receberam na quinta-feira (10), da União, o pagamento da primeira parcela do Imposto Territorial Rural (ITR). Ainda devem ser creditadas mais três partes, nos meses de novembro, dezembro e janeiro. De acordo com a técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Camila Ribeiro, a parcela paga hoje tende a ser a maior delas, uma vez que vários produtores optam pelo pagamento à vista.
Das 141 prefeituras, 116 já aderiram ao convênio com a Receita Federal do Brasil para municipalizar a arrecadação do ITR e são responsáveis pela própria arrecadação e fiscalização. Com isso, eles passaram a receber 100% do valor recolhido em seu território. Os outros 25 continuam dividindo a receita com o Governo Federal.
Nos últimos meses, uma equipe de técnicos da Associação visitou 13 municípios polos do estado para elucidar dúvidas quanto à adesão e implementação do imposto. A Famato, o Conselho Regional de Contabilidade e a Receita também participaram da ação.
A Associação orientou os prefeitos, secretários e técnicos municipais de tributos, principalmente quanto à definição do Valor da Terra Nua. A Famato e o CRC realizaram palestras conscientizadoras para produtores e contadores sobre a importância de prestar informações corretas, uma vez que o imposto é autodeclaratório.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…