Mulheres são convocadas para a Caminhada Rosa em Nova Olímpia
Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa
A secretaria de Saúde por meio dos setores de Atenção Básica e Coordenação de DST/AIDS está convocando todas as mulheres de Nova Olímpia para este sábado, dia 26, participarem da Caminhada Rosa - Mobilização para prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama. O movimento faz parte da campanha Outubro Rosa.
Com início previsto para às 7h30, saindo defronte a Unidade Mista de Saúde, o movimento seguirá até o Clube Gercafi, na avenida Olacir de Moraes. Segundo as organizadoras Maria Rita de Almeida e Suzana Schardong, a intenção é levar o maior número de mulheres às ruas, alertando sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
No percurso, as mulheres vão exibir faixas e cartazes de conscientização, chamando atenção, para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico, bem como orientações e cuidados sobre o autoexame das mamas, que pode salvar vidas.
"Convidamos todas mulheres que neste sábado, vestindo rosa ou não, saiam à rua, participe conosco desse evento. Temos que ter a consciência que o câncer de mama, ainda é uma das doenças que mais mata mulheres em todo o mundo", cita Rita Duarte.
OUTUBRO ROSA - Outubro Rosa é instituído internacionalmente para que todos se lembrem da necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como seu tratamento. E o tom cor de rosa, mostra de modo feminino a importância da luta contra o câncer de mama.
Em Nova Olímpia, várias ações foram realizadas, principalmente pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social.
Entre as ações, desde o dia 10, o Portal da Prefeitura de Nova Olímpia está com as cores da campanha (rosa).
A secretaria de Administração, através da secretária Suzany Passarello, distribuiu laços rosa para todos os servidores da prefeitura e solicitou que todos, indistintamente usem durante este mês.
Na secretaria de Assistência Social, além de laços e camisetas rosas, através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social-CREAS, aconteceu a campanha com distribuição de folders e palestras alertando quanto ao Câncer e outras violências contra a mulher.
E por sua vez, a secretaria de Saúde iniciou o mês enfeitando as Unidades Básicas de Saúde da Família de todas as regiões com balões rosas, servidores usando camisetas e laços rosas, bem como ações nas unidades com palestras e informações sobre o câncer de mama. No dia 19, sábado, houve realização de exame clínico da mama, juntamente com a coleta do preventivo do câncer do colo uterino em todas as Unidades, atendendo centenas de mulheres.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…