MT identifica potenciais turísticos para novo mapa do setor
Fonte: O Documento
A equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT) continua visitando os municípios da região Noroeste para apresentar o Programa de Regionalização do Turismo. Aripuanã, município conhecido por suas cachoeiras e Festival de Pesca, foi o destino do secretário Jairo Pradela, do interlocutor estadual Gerlado Lúcio e do técnico João Villa, nessa sexta-feira (04).
Após a chegada, a equipe se reuniu com o prefeito Ednilson Faitta, o vice-prefeito Júnior Antonio Falpiaz, e o vereador Luís Leandro para informar sobre o remapeamento do Estado. Nas visitas, eles orientam os representantes dos municípios com potenciais turísticos sobre o programa do Ministério do Turismo. Abordam o Turismo Rural, que abrange boa parte destas cidades, e do Cadastur, uma ferramenta aliada do profissional e empresas de Turismo.
“Nosso trabalho é para inserir os municípios e organizar a cadeia produtiva tanto do turismo municipal como do estadual. A ideia é deixar cada cidade apta a buscar orçamento efetivo junto ao Ministério do Turismo”, assinalou o secretário. Segundo ele, o que falta é infraestrutura, mas não só em Aripuanã. Diante disso, há necessidade da integração e, principalmente, das visitas à base.
O prefeito de Aripuanã reforçou que a cidade é rica em potencial turístico e que a logística inviabiliza os investimentos no setor. Agora com a iniciativa do Governo do Estado de identificar os potenciais in loco, trazer um novo sistema de gestão e com o MT Integrado, programa que está levando o asfalto até o município, o turismo regional vai tornar-se mais conhecido.
Bem estruturada, Aripuanã tem a oferecer ao turista um dos maiores festivais de pesca de Mato Grosso, belíssimas cachoeiras, trilhas pela floresta, esportes radicais, a cultura indígena e ainda observação de aves.
NOVO MAPA
O Remapeamento do Estado é a construção do mapa do turismo, com o máximo de informações a serem inseridas no Sistema de Gestão do Turismo. Farão parte municípios que tenham programas, projetos e atividade junto à Sedtur. As cidades são divididas nos quatro polos: Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia e ainda em 15 microregiões.
A entrega do novo mapa será feito no dia 04 dezembro 2013, em Brasília.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…