Seção de atalhos e links de acessibilidade

Metas e avanços foram temas do 1º Fórum de Cultura de Nova Olímpia

  • Publicado em 04/08/2014

Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

As ações e os projetos a serem desenvolvidos nos próximos anos, bem como a evolução e o balanço das atividades culturais no município, estiveram em discussão nesta sexta-feira, dia 1 de agosto durante o Fórum Municipal de Cultura de Nova Olímpia, no período das 13h00 às 17h00 no Cine Teatro Municipal.

Essa  primeira edição do Fórum foi promovido por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Conselho de Cultura e Associação dos Produtores Culturais-APCNOL e teve objetivo de debater, refletir e solucionar questões culturais.

Segundo Cristina Santos, chefe do departamento de Cultura, o Fórum Municipal de Cultura é um instrumento para a consolidação do diálogo entre os diferentes setores do meio artístico e sócio-cultural, reunindo os agentes culturais e trabalhadores da cultura e representantes do poder público. "Foi um evento é aberto à participação de todos para discussão das propostas para a política cultural", enfatiza.

Entre os assuntos da pauta estavam o balanço geral das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Cultura (Carnavolímpia, São João de Rua, Réveillon, Oficinas Teatro e Dança para as Escolas);  a evolução cultural no município (Cine Teatro Cinema, Teatro NÓ, Teatro Hátores, Dança Top Dance, Capoeira Capuerê, APCNOL entre outros); parcerias; projetos aprovados; bens/instrumentos; propostas e metas como a construção de espaço cultural no Centro de Eventos 'Luiz Cavalcante Lins'; Criação de Incentivos como a Lei Municipal de Incentivo a Cultura; Capacitação profissional/multiplicadores; Criação da Secretaria de Cultura; aquisição de veículo para o Departamento; Orçamento do Departamento; Atendimento cultural nos bairros e Apresentação Conselho Municipal de Cultura; palavra aberta aos oficineiros, diretores e apoiadores culturais, entrega de Certificados e apresentação da Peça 'É Nóis' do Teatro NÓ.

O evento contou com a presença do prefeito Cristovão Masson, vereadores José Pire Neto (presidente da Câmara), Josimar de Lima e Silvano Gregório, secretários Marcos Antonio (Educação), Suzany Passarello (Administração) e Ailton Santiago (Indústria e Comércio), historiador, ator e diretor Luiz Carlos Ribeiro (Cuiabá) e Jeferson Jacen, ator e diretor do Grupo Tibanaré (Cuiabá), Cristina Santos (chefe do Departamento de Cultura), produtores culturais, professores, pais e alunos dos cursos de Teatro entre outras pessoas. A pauta foi mediada por Cristina Santos, Clerison Lima da Silva, Genival Soares, Valter Lara e Marcos Antonio dos Santos Lima.

OFICINAS - Ainda, na sexta-feira e sábado (02), no período da manhã, foi ministrada pelo historiador, ator e diretor Luiz Carlos Ribeiro, a Oficina "O Teatro no Século XVIII  na Capitania de Mato Grosso-Recortes Históricose a tarde e noite de sábado, a oficina "Teatro Ponto de Partida - Organicidade e Técnica do Ator-Bailarino", ministrada pelo ator e diretor teatral do Grupo Tibanaré, Jeferson Jacem. As oficinas foram direcionadas aos integrante e alunos do Teatro Nó, Hátores e Projetos Culturais Dança e Teatro nas Escolas, desenvolvidos pelo Departamento de Cultura.

Privacidade