Médicos da rede pública e privada vão debater greve em MT
Fonte: Só Notícias
O Sindicato dos Médicos em Mato Grosso (Sindimed-MT) deliberou por paralisação das atividades nas redes públicas e privadas, no próximo dia 18. De acordo com a categoria, também está prevista assembleia geral na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM), na capital, às 19h.
Conforme o sindicato, o protesto é pela saúde e contra a aprovação da medida provisória 621/2013 referente ao programa Mais Médicos. Os profissionais devem usar camiseta preta durante a passeata, pelas ruas de Cuiabá. Em Mato Grosso, o último levantamento do CRM aponta que são 6.706 profissionais com registros.
Ontem (8), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) convocou o Dia Nacional de Protesto contra a precariedade da saúde pública e do trabalho médico, "agravados pelas contradições do programa".
Os profissionais argumentam que o Mais Médicos facilita a entrada de profissionais formados no exterior, sem comprovação técnica e com concessão de registro pelo Ministério da Saúde, que "é exclusiva dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs)".
A Fenam quer realização de concurso público e criação de carreira de estado médico. Além de melhorias das infraestruturas de atendimento.
Os médicos cobram ainda aumento de investimentos em saúde (10% da receita bruta); pedem isonomia no valor pago em bolsa ao médico residente brasileiro, que recebe atualmente R$ 2,9 mil por 60 horas, enquanto os profissionais do programa são remunerados com R$ 10 mil, para a realização das mesmas atribuições, com 40 horas. A Fenam reúne 53 sindicatos médicos e representa 400 mil médicos no país.
Em julho, conforme Só Notícias já informou, profissionais de Sorriso e Cuiabá aderiram a paralisação nas Unidades de Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS), em função da contratação de médicos no exterior, sem os critérios de avaliação.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…