Limite territorial dos municípios de Mato Grosso será revisado
Fonte: Secom-MT
De acordo com a engenheira cartográfica da Seplan, Lígia Camargo, todos os memoriais descritivos dos municípios já foram espacializados, com várias inconsistências territoriais identificadas. “São situações de sobreposição de territórios, áreas sem jurisdição municipal, inconsistências de coordenadas geográficas, entre outras. Além do aspecto cartográfico, o trabalho deve abordar questões socioeconômicas e culturais que caracterizem o pertencimento territorial de determinada localidade em estudo”, pontuou Lígia.
A técnica da Seplan destacou que a atuação da secretaria será de suporte técnico quanto a elaboração de estudos que proporcionem a caracterização das inconsistências territoriais, base para os encaminhamentos necessários para resolução de problemas que os municípios veem registrando na Assembleia Legislativa. Ao final do trabalho, Mato Grosso terá um novo conjunto de mapas e memoriais descritivos das divisas de seus municípios.
Uma nova reunião já está marcada para próxima segunda-feira (09.09), quando serão debatidas questões como a quantidade de pessoas efetivamente necessárias, e o cronograma de execução.
Assembleia Legislativa
O trabalho de revisão tem como base o projeto de resolução n° 3.048 de 9 de maio de 2013. A princípio, os estudos a serem realizados abrangem as 13 cidades da baixada cuiabana, tendo como referência Cuiabá e Várzea Grande. Conforme a justificativa da lei, a revisão territorial na região é necessária devido à edição de leis de emancipações feitas no século XX e que ao longo do tempo têm sido reeditadas sem atender as demandas sociais e econômicas da população.
A equipe da Assembleia Legislativa está sob a coordenação do assessor parlamentar, Xisto Bueno. Na reunião já realizada, eles também discutiram as questões orçamentárias, métodos adotados e trabalho social junto à sociedade de cada localidade com a intenção de diagnosticar os problemas. "Estamos tendo o cuidado para concluirmos um trabalho técnico e responsável com os municípios", afirmou Xisto.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…