Seção de atalhos e links de acessibilidade

Levantamento aponta que 75% dos municípios de MT têm aquicultura

  • Publicado em 19/09/2013

Fonte: G1

Cerca de 75% dos municípios de Mato Grosso praticam a aquicultura. Em 107 cidades mato-grossenses a criação de peixes e outras espécies aquáticas incrementa a renda dos produtores. Os dados constam no Censo Aquícola de 2008 divulgados nesta terça-feira (17) pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

De acordo com o levantamento, o estado tem 404 empreendimentos aquícolas, sendo que 315 são de pequeno porte. Somam ainda 59 médios e 7 grandes aquicultores mato-grossenses. Entre os grandes produtores, Mato Grosso se destaca na terceira posição do ranking nacional. A liderança fica com o Rio Grande do Norte, com 27 aquicultores.

Dos aquicultores de Mato Grosso, aproximadamente 70% são empresas. A pesquisa mostra ainda que a ocupação principal dos aquicultores não necessariamente vinculadas a atividades rurais são predominantes. Outros 171 têm a agropecuária como atividade principal, enquanto 125 sobrevivem da própria aquicultura.

Jacaré
O cultivo de jacaré no país ficou distribuído nas regiões norte, centro-oeste e Sudeste.A única espécie cultivada de jacaré foi a Caiman crocodilus yacare (jacaré do pantanal), com seis unidades produtivas, sendo três no Mato Grosso, uma no Pará e duas em São Paulo.

Privacidade