Incêndio queima pelo menos 5 mil hectares de área em Nova Olímpia

• Publicado em 18/09/2015

Dados preliminares dão conta que pelo menos cinco mil hectares de área foram destruídas pelo incêndio em Nova Olímpia, atingindo o canavial das Usinas Itamarati bem como propriedades rurais da região. A área queimada inicia próximo à serra e vai até o distrito de Assari.

Os primeiros focos surgiram na tarde de terça-feira (15), na área das Usinas Itamarati nas proximidades da serra Itapirapuã e Assentamento São José e foi contido ainda no mesmo dia. Entretanto, na quarta-feira (16), ainda na parte da manhã, novos focos surgiram e se tornaram incontroláveis consumindo em torno de 20 quilômetros lineares, que segundo técnicos deve atingir pelo menos 5 mil hectares de cana bem como pequenas propriedades na região que tiveram animais como gado, porco e aves queimados. Na quinta-feira (17), ainda havia focos na região de Nova Olímpia e Denise.

Uma forte equipe de apoio foi montada com 10 caminhões pipa, dois aviões e muitos outros equipamentos utilizados no combate segundo Valdeci dos Anjos, o Bradock, integrante da Defesa Civil de Nova Olímpia. “Mobilizamos todos que tem máquinas e pipas para controlar focos isolados ainda. Tudo que conseguimos com a prefeitura de Nova Olímpia, fazendeiros, proprietários de caminhões, tratores, e equipamentos manuais foram utilizados”, disse ele.

Segundo Bradock, há uma estimativa parcial do tamanho da área atingida. Serão necessários alguns dias para fazer um levantamento completo. A empresa parou a parte de colheita e colocou todos para fazer o combate no mato em propriedades.

Na tarde desta quinta-feira, o incêndio já estava completamente controlado. Porém, nesta sexta-feira (18), apareceram alguns focos, principalmente nas proximidades do perímetro urbano entre os bairros Aeroporto, Santa Rosa e Jardim das Oliveiras. A equipe do Meio Ambiente e Usinas Itamarati estava no local e conseguiu controlá-lo.