Homero Pereira morre de câncer 25 dias após se aposentar . Veja Mais notícias sobre o falecimento do
Moreu na manhã deste domingo (20) o ex-deputado federal Homero Pereira (PSB), de 57 anos. Desde o início deste ano, ele vinha fazendo tratamento contra um câncer no estômago e há 25 dias tinha se aposentado da vida pública. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e morreu por volta das 11h [horário de Mato Grosso]. A assessoria do ex-parlamentar informou que o corpo será translado para Cuiabá, onde será velado. O velório está previsto para esta segunda-feira (21) no auditório da sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), órgão o qual ele presidiu.
No mês passado, Homero anunciou a aposentadoria por recomendação médica, pois precisava se dedicar integralmente ao tratamento contra o câncer. Ele descobriu um carcinoma no início do ano e já em fevereiro se licenciou da atuação no Congresso para tratar do tumor.
Durante o tratamento, ele teve de passar por uma cirurgia de retirada integral do estômago, órgão afetado pelo tumor. A doença havia sido descoberta num exame médico de rotina, mas não havia sido a primeira vez que Homero teve de enfrentar a doença. Há cerca de 20 anos antes ele já havia se submetido a um tratamento de câncer na garganta.
Após a retirada do estômago em junho deste ano, as funções do órgão passaram a ser desempenhadas com parte reconstruída do tecido do duodeno (localizado logo abaixo do estômago, ligado ao intestino) e a dieta do parlamentar teve de ser radicalmente transformada.
Homero era líder da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a maior bancada do Congesso Nacional. Era produtor rural e técnico agropecuário. Ele ingressou na política após presidir a Famato. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2006, quando obteve mais de 100 mil votos. Na eleição seguinte, conquistou um segundo mandato com 112.421 mil votos.
Na Câmara Federal, Homero atuou junto à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr) e do Meio Ambiente (CMA), ocupando também o posto de coordenador da bancada federal do estado e líder da FPA.
Familiares e amigos se despedem do deputado federal Homero Pereira
Começou às 2h15 da madrugada desta segunda-feira (21.10) o velório do produtor rural, ex-presidente do Sistema Famato e deputado federal, Homero Alves Pereira. Familiares, amigos, autoridades públicas, lideranças do agronegócio e a sociedade vieram até o auditório da Famato para dar o último adeus a um dos maiores líderes da agropecuária brasileira.
Conhecido por sua vocação política e determinação nas causas do agronegócio, infelizmente Homero não resistiu ao câncer, doença contra a qual ele lutava desde o início deste ano, e faleceu na manhã de domingo (20.10), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Para o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, Mato Grosso perdeu um grande líder da agropecuária. “Estamos profundamente tristes. Homero foi um homem corajoso e extremamente dedicado. Enfrentou diversos desafios para contribuir com o desenvolvimento da agropecuária de Mato Grosso e do Brasil. Graças a ele, conseguimos importantes conquistas para o setor produtivo. Guardaremos boas lembranças deste homem e de todo o trabalho que ele fez pelos produtores rurais, em especial, para Mato Grosso”, desabafou Prado.
Além de Mato Grosso alcançar posição de líder na produção de grãos do Brasil, o Estado conquistou a liderança na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que foi presidida por Homero Pereira. A FPA é composta por mais de 200 parlamentares e tem o papel de estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional.
Em nota, a FPA lamentou o falecimento de Homero Pereira e destacou: “Com certeza, Homero Pereira nunca cairá no nosso esquecimento. Como esquecer alguém que muita falta nos fará e que a tantos cativou? A partir de agora, Homero Pereira é uma saudade que passamos a incorporar ao nosso viver”.
O enterro será nesta segunda-feira (21.10), no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá. Em breve a Famato informará o horário.
Quem foi Homero Pereira – Homero Pereira foi vice-presidente da Famato entre os anos de 1991 e 2005. Ocupou a presidência da Famato e do Conselho Deliberativo do Senar-MT no período de 2005 a 2010.
Produtor rural, técnico agropecuário e economista, também foi eleito deputado estadual e federal e presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Em pouco mais de três décadas, Homero Pereira se dedicou à agropecuária e por isso é conhecido por muitas pessoas como um líder nato.
Na Câmara dos Deputados, Homero se destacou em assuntos de extrema relevância para o país como o Código Florestal, endividamento rural, trabalho escravo e a questão indígena.
Em 2005, Homero foi responsável pelo movimento Tratoraço, que reuniu mais de 25 mil produtores na Esplanada dos Ministérios para alertar sobre a crise pela qual a agricultura brasileira enfrentava.
Também exerceu os cargos de vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Frente de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog).
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato.
Nota de pesar do senador Pedro Taques
O senador Pedro Taques (PDT-MT) recebe com pesar a notícia do falecimento do deputado federal Homero Pereira, ocorrido no final da manhã deste domingo, vinte de outubro. O parlamentar lamenta o falecimento deste político e companheiro de bancada que, há meses, lutava contra um câncer no estômago.
“Líder político comprometido com o cidadão de Mato Grosso, Homero foi um dos protagonistas no processo de consolidação do Estado enquanto potência econômica. Mato Grosso e o Brasil perdem muito com a partida precoce deste grande parlamentar", afirmou Pedro Taques, que aguarda confirmação do horário para comparecer à cerimônia de despedida, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
O senador pelo PDT ressalta que Homero Pereira deixa sua marca como um bom combatente - seja lutando politicamente, seja como um cidadão que enfrentou o câncer até o último momento de sua vida.
“Além de político dedicado e combativo, seu lado humano é um grande legado que ele nos deixa. Neste momento de dor e tristeza, estendo a todos os familiares os votos de conforto”, concluiu o senador Pedro Taques.
Leitão lamenta morte de Homero Pereira
O deputado federal Nilson Leitão, líder da Minoria na Câmara dos Deputados lamentou neste domingo a morte de Homero Pereira, de quem foi colega no parlamento. Homero faleceu no fim da manhã no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde se tratava contra um câncer no estômago, razão de seu afastamento da política.
“Mato Grosso perde um grande líder; o Brasil e a agricultura um de seus maiores defensores. Homero trabalhou com dedicação até o último instante. Me acolheu de braços abertos quando assumi na Câmara e foi fundamental em muitas lutas que travamos por um País melhor. Que Deus, em sua infinita bondade conforte amigos e a família.”
Homero foi líder da Bancada Mato-grossense e deixou a política para cuidar da saúde. Na última entrevista, quando comunicou a aposentadoria, Homero disse que seu projeto seria lutar pela vida.
Recentemente Leitão apresentou uma indicação para que a PEC 215, que estabelece critérios e procedimentos referentes às demarcações de terras indígenas, seja chamada de "PEC Homero Pereira", em homenagem ao colega.
Júlio Campos recebe com pesar notícia de falecimento de Homero
Júlio Campos recebe com pesar notícia de falecimento de Homero e diz que perdeu grande amigo e o Brasil um defensor ruralista
O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) afirma que foi com grande emoção e tristeza que recebeu a notícia de falecimento de seu amigo deputado federal Homero Pereira, 57 anos, que faleceu hoje em decorrência da metástase de um câncer maligno originado no estômago. Homero estava em tratamento contra a doença desde fevereiro deste ano e faleceu em São Paulo.
“É com emoção e tristeza e pesar que recebo a notícia do descanço eterno do nosso amigo, companheiro,e líder ruralista Homero Pereira. Durante mais de 25 anos de vida publica e empresarial prestou relevantes serviços ao povo mato-grossense,em especial, aos agropecuaristas. Que Deus na sua onipotência o receba junto aos seus,lá no céu. Abraços sinceros a sua esposa,filhos,netos e familiares. Perdemos um grande amigo, um grande político, o Brasil perde um grande defensor ruralista”, afirmou Júlio Campos.
Trajetória
Homero começou sua vida pública em 1990, como secretário de Agricultura do então governador Jayme Campos. Depois disso foi deputado estadual e federal por dois mandatos, sempre em defesa dos interesses da agricultura. Homero também destaca-se por ter presidido a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), transformando-a em uma importante e influente organização. Deixa um grande legado que deixa como homem público com a aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro.
Homero Pereira atuou como presidente e vice-presidente da Famato entre 1991 e 2010. Nesse período, profissionalizou a Federação e deu envergadura política e econômica aos sindicatos rurais. Com seu trabalho conseguiu se projetar a deputado federal e na Câmara chegou a presidir a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da qual se afastou devido aos problemas de saúde.
Partiu dele os edifícios da Famato, como a sede do órgão e o Cenarium Rural, no Centro Político e Administrativo (CPA). Depois que deixou a Famato, se elegeu deputado federal em 2006 e 2010, sempre como um dos mais votados. Foi eleito pela primeira vez em 2006, quando obteve mais de 100 mil votos e, na eleição seguinte, conquistou um segundo mandato com 112.421 mil votos. Antes de descobrir a doença, Homero era o principal nome do PSD para a disputa do Senado da República, em 2014.
Ao sair do mandato na Câmara Federal, ele clamou para que o seu substituto, deputado federal Ságuas Moraes (PT), ex-secretário de Estado de Educação, continuasse sendo um ponto de apoio do agronegócio. “Deixo meu mandato para lutar pela vida”, pontuou ele, há pouco mais de um mês, quando se aposentou.
Emocionado, Eliene Lima emite pesar pela morte de Homero Pereira
Bastante emocionado o deputado federal Eliene Lima (PSD) lamentou a morte do colega de Parlamento e de partido, Homero Pereira, ocorrida nesta manhã (20) em São Paulo. Internado no Hospital Sírio Libanês, Pereira lutava desde fevereiro desse ano contra um câncer altamente agressivo no estômago.
“Para mim é muito delicado essa perda já que tinha proximidade com Homero. Sempre nos reuníamos em Brasília não somente para tratar de assuntos legislativos, como também de questões particulares. Tinha contato constante e o via como uma pessoa amiga fora e dentro do panorama político”, comenta Eliene Lima.
Ambos eleitos em 2010 para a Câmara Federal, Homero Pereira e Eliene Lima estavam juntos cotados para encabeçar a chapa proporcional do PSD nas eleições de 2014 ao Parlamento Federal. “Homero Pereira está na minha lista de homens da política matogrossense mais humanos que eu já tive o prazer de conviver. Sempre transparente e justo nos seus posicionamentos. Para mim é triste receber essa notícia, visto que eu, assim como muitos, tinha muita esperança de que ele iria vencer mais esse desafio”, acrescenta Lima.
Homero Pereira tinha 57 anos e começou na política na década de 90, como secretário de Agricultura na gestão do então governador e hoje senador Jayme Campos (DEM). Teve passagem marcante pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), e devido ao bom posicionamento na defesa do agronegócio foi presidente da Frente Parlamentar de Agricultura. Para tratamento de saúde, Homero Pereira se afastou por 120 dias do cargo de deputado federal e como a doença não foi sanada nesse período, acabou se aposentado da vida política no final de setembro para intensificar os cuidados à saúde.
Assembleia Legislativa decreta luto oficial de três dias
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso decretou luto oficial de três dias em decorrência do falecimento do deputado federal Homero Pereira, vitimado por um câncer nesse domingo dia 20.
Homero faleceu pela manhã em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, depois de 10 meses tratando de um Adenocarcinoma (câncer no aparelho digestivo). Ele será velado no Salão da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO).