Mais de 1900 pessoas devem ser imunizadas em Nova Olímpia durante a campanha de vacinação contra gripe, que acontece em todas as Unidades de Saúde do Município. Iniciada no último dia 15 e prevista para encerrar no dia 26, a campanha terá neste sábado, 20, o seu “Dia D”, oportunidade em que as Unidades ficam abertas das 08h00 às 17h00 para a vacinação que é destinada aos trabalhadores de saúde, idoso (inclusive os institucionalizados), gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, pessoas privadas de liberdade e indígenas, além de puérperas com até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas (comorbidade).

Segundo Vigilância em Saúde 25 servidores municipais ligados ao setor de Saúde estarão atendendo nas Unidades de Saúde da Família Centro, São João, Ouro Verde I, Ouro Verde II e Boa Esperança, para que um número maior de pessoas que estão dentro do público alvo seja vacinado.

A Influenza é uma infecção viral aguda que acomete o sistema respiratório e afeta 75% dos idosos e das crianças entre seis meses e dois anos. Com sintomas semelhantes ao do resfriado, o vírus da gripe pode ser transmitido por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas.

Segundo dado do Ministério da Saúde, a vacinação reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.