Seção de atalhos e links de acessibilidade

Greve de professores em MT causou evasão de 30 mil alunos, diz governo

  • Publicado em 11/11/2013

Fonte: G1

A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) estima que cerca de 30% dos estudantes do período noturno da rede pública, o que corresponde a 30 mil alunos, não retornaram às aulas após o fim da greve de pouco mais de dois meses dos profissionais do ensino. A paralisação terminou em outubro e o calendário deste ano letivo para as escolas que pararam as atividades vai até fevereiro de 2014. O sindicato que representa os trabalhadores da Educação (Sintep-MT), no entanto, não atribui esse índice de evasão ao movimento grevista.


O levantamento da evasão escolar que seria resultante da greve foi feito por técnicos da Seduc. De acordo com informações da assessoria de imprensa da pasta, a paralisação afetou especialmente os estudantes do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), que totalizam aproximadamente 100 mil alunos.


Conforme a Seduc, a expectativa é que dificilmente esses estudantes voltem às escolas ainda este ano. Portanto, a ideia da secretaria é trabalhar para ´resgatar´ esses estudantes a fim de que eles possam frequentar novamente as instituições de ensino do estado no ano que vem.


Entretanto, a secretária-geral do Sintep, Jocilene Barboza, contesta a informação da Seduc de que a evasão foi causada pela paralisação dos professores.


"A evasão é, infelizmente, um dos grandes problemas do país, causada por inúmeros problemas, como grade curricular pouco atrativa. E isso pode se agravar para quem estuda à noite, muitas vezes após ter trabalhado o dia todo. A evasão é alta sim, e esses dados de 30 mil alunos até podem estar certos, mas não se pode colocar a greve como pretexto para isso, até porque não há greve todos os anos", afirmou.

Calendário

As escolas que aderiram à greve terão calendário diferenciado das que mantiveram as atividades. A previsão é que as aulas do ano letivo de 2013 terminem no dia 24 de fevereiro, por conta da reposição das aulas. E o novo ano letivo deve iniciar no dia 17 de março. O recesso de final de ano para as unidades onde ocorreu paralisação vai entre os dias 21 de dezembro e 6 de janeiro.

Greve

A greve dos trabalhadores da rede estadual de ensino acabou no dia 17 de outubro, após 67 dias. Os profissionais aceitaram a proposta do governo que prevê dobrar o salário em até 10 anos, começando em março do ano que vem. Os grevistas também concordaram em receber o pagamento da hora-atividade dos professores contratados de forma parcelada, finalizando em 2016.

Privacidade