Governo propõe aumento de 7,18% para os professores
Fonte: Redação Midianews
O governador Silval Barbosa (PMDB), o secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes, e o deputado estadual Alexandre César (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, apresentam ainda nesta quarta-feira (18), proposta de aumento salarial de 7,18% ao Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).
O índice foi confirmado pelo deputado estadual Hermínio J. Barreto (PR), líder do Governo, após reunião, nesta manhã, dos deputados com o governador, no Palácio Paiaguás.
A intervenção da Assembleia Legislativa na greve dos professores foi requerida pelo deputado José Riva (PSD) e teve como objetivo pôr fim à greve na rede estadual de ensino, que já dura pouco mais de um mês.
Segundo o o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), os 7,18% serão um aumento real, a ser pago em duas parcelas - a primeira em janeiro de 2014 e a segunda, no mês de dezembro de 2014.
“A grande preocupação é com a arrecadação do Estado. Não podemos deixar atrasar o salário dos servidores de maneira geral e, ao mesmo tempo, é preciso dar continuidade às aulas”, afirmou o democrata.
Um ponto levantado durante o encontro, de acordo com Dal’Bosco, é que o índice de 10% de aumento real solicitado pela categoria estaria inviabilizado.
“Não se pode aumentar muito. Caso o Governo desse o aumento cobrado pelos professores, o impacto seria de R$ 1,5 bilhão, em 10 anos. Com o índice que foi aprovado na reunião, esse impacto reduz para R$ 1 bilhão em uma década”, explicou.
Na terça-feira (17), o Governo do Estado anunciou a desistência de apresentar uma proposta de aumento salarial.
A justificativa do secretário de Educação, Saguas Moraes, é que o acréscimo geraria grande impacto no orçamento.
“Se nós fizermos esse incremento, haverá um impacto de R$ 300 milhões a mais na folha de pagamento dos professores”, afirmou.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…