Etapa estadual da Conferencia do Meio Ambiente debate resíduos sólidos
Fonte: Secom-MT
Delegados eleitos nas 10 etapas regionais da VI Conferencia Nacional do Meio Ambiente (CNMA) estarão reunidos de 03 a 05 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, para discutir e eleger as propostas consideradas prioritárias para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos seja implementada no Estado. Também serão eleitos os delegados que irão representar Mato Grosso na CNMA, que acontecerá no período de 24 a 27 de outubro, em Brasília.
Ao mobilizar todo o Brasil nessa discussão, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) coloca em debate uma das principais preocupações ambientais da atualidade, a geração e o tratamento dos resíduos sólidos. O tema ganhou relevância após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece relações claras entre a gestão ambientalmente correta dos resíduos sólidos com as políticas nacionais de Mudanças Climáticas, de Educação Ambiental, Produção e Consumo Sustentáveis e de Saneamento Básico.
Para o secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Wilson Taques, o que se espera é que toda a sociedade se aproprie dos instrumentos contidos na lei da PNRS e veja nos resíduos uma oportunidade de desenvolvimento econômico, ambiental e social. “As propostas reunidas durante as etapas preparatórias para a IV Conferencia Nacional visam buscar soluções para que possamos atingir as metas de eliminar os lixões, ampliar a coleta seletiva por meio da elaboração dos planos estadual e municipais de gestão dos resíduos sólidos, fortalecer a organização dos catadores de material reciclável por meio de incentivos à criação de cooperativas e associações e incentivar o consumo consciente”, destacou.
Todas as informações sobre a III Coema, inclusive as propostas elencadas por cada uma das conferencias regionais realizadas em Mato Grosso, estão disponíveis no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br. Informações sobre a etapa nacional podem ser obtidas no endereço eletrônico, www.conferenciameioambiente.gov.br.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…