Escolas da rede municipal vão eleger diretores

• Publicado em 02/12/2014

Um fato inédito nas eleições para direção das escolas municipais acontece neste ano em Nova Olímpia. Pela primeira vez não haverá disputa entre candidaturas pleiteando ao cargo no pleito que ocorre no próximo dia 05 (sexta-feira).

Das sete unidades de ensino, com candidaturas únicas, três terão diretorias renovadas e quatro concorrem à reeleição.

Conforme informou o secretário de Educação, Marcos Antonio dos Santos Lima, o Marquinho, o processo eleitoral ocorre das 08h00 às 19h00 do dia 05 e somente poderão votar professores e demais servidores ligados à Unidade, pais ou responsáveis e alunos com no mínimo 10 anos ou cursando a Primeira Fase do Segundo Ciclo Escolar. A eleição para diretor das unidades escolares faz parte da Gestão Democrática, garantida na Constituição Federal de 1988 e na Lei Federal nº. 9394/1996-LDB.

A Secretaria Municipal de Educação reforça a convocação aos pais de alunos matriculados na rede municipal de ensino para participar da eleição. Embora em todos os estabelecimentos haja candidatura única, a participação da comunidade na eleição é muito importante, pois segundo o secretário este momento democrático nas escolas contribui para formação cidadã dos estudantes.

Ele informa que quando não há disputa de chapa, o candidato precisa obter a metade mais um dos votos válidos dos eleitores inscritos para o pleito. Caso não atinja o número mínimo de votos, a Comissão Eleitoral deverá abrir um novo processo eleitoral.

A posse dos diretores do biênio 2015/16 está marcada para o dia 05 de janeiro.

CANDIDATOS

Na escola 'Sagrado Coração de Jesus' a candidata é Leika de Almeida Alexandre, professora no município desde 2007.

Concorre a reeleição na escola Maria Aparecida Cavalini Soares Mozar (Cida Mozar) o professor Rimer de Oliveira, na rede municipal desde 1991.

Também candidata a reeleição na escola Deputado Renê Barbour, a professora Leia Brizola de Camargo, atuando nas escolas do município desde 2001.

Aparecida Silva Benício França, professora na rede municipal desde 1990, é a candidata a reeleição na Escola Especial 'Dante Martins de Oliveira (APAE)

Na Creche 'Aparecida Portilho Bento de Azevedo', concorre a professora Rosimeire de Oliveira Rosa Melo, na rede municipal desde 1997.

No Centro de Educação Infantil 'Eusébio Justino de Camargo', concorre a reeleição, a professora Angelina Fanaia de Almeida, na rede municipal desde 2002.

E por final, na escola 13 de Maio, a professora Sonia Cristina de Souza Araújo, com 12 anos de serviços prestados à Educação do município é a candidata.