Escola estadual de Mato Grosso ganha prêmio "nacional de gestão"
Fonte: Barra1.com.br
Em Mato Grosso, o anúncio foi feito pelo governador Silval Barbosa (PMDB), durante inauguração das obras da Copa do Mundo, na tarde de hoje.
O chefe do Executivo afirmou que esta foi a “melhor notícia do dia” e havia sido repassada pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante.
“Ele tentou me ligar, porém não pude atender e, então, o ministro me encaminhou uma mensagem”, disse o governador, que comemorou o fato.
Criada em 1998, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a premiação visa valorizar e motivar escolas públicas, no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade.
Segundo dados do próprio Consed, desde a criação do prêmio, 34.832 instituições já participaram.
Neste ano, Mato Grosso venceu outras quatro unidades: Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, de Campo Grande (MS); Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, de Jaçanã (RN); Escola Estadual Mario David Andreazza, de Boa Vista (RR); e Escola Estadual Senador Cesar Lacerda de Vergueiro, de Araras (SP).
Apesar da premiação nacional apenas neste ano, em 2006 a escola mato-grossense já havia sido destaque estadual.
A diretora da instituição, SibeliLopes, informou que recebeu a notícia com surpresa, porém com a compreensão de que o prêmio é resultado de um trabalho de equipe.
“A premiação indica o reconhecimento de um trabalho coletivo, que realmente fez e faz a diferença no cotidiano do ensino público, que pode sim ser de qualidade”, disse.
Para a professora, o Prêmio Gestão Escolar serve de exemplo para que outras instituições busquem o melhor.
Atualmente, a Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, voltada apenas para Ensino Fundamental, possui cerca de 850 alunos e 63 profissionais.
Premiação
Uma escola de cada estado é selecionada para ser a Destaque Estadual e recebe cada uma R$ 6 mil.
Das 27 sete destaques estaduais, cinco são classificadas como Destaque nacional, recebendo R$ 10 mil cada.
A escola eleita como Referência Brasil, considerada a melhor em gestão escolar do país, recebe o prêmio de R$ 30 mil.
A premiação em dinheiro não é acumulativa e os diretores das escolas selecionadas de cada estado são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…