EQUIPE VOLANTE: SOCIAL EM PARCERIA COM AGRICULTURA E EMPAER ENCERRAM OFICINA NO ASSENTAMENTO SÃO JOSÉ

• Publicado em 10/02/2020

Autor: SOCIAL-NO

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio da Equipe Volante do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, e com o apoio da Secretaria de Agricultura e Empaer, onde realizou o encerramento das Oficinas de Crochê e arte em EVA, ação junto às famílias do Assentamento São José.

“É importante a articulação dos trabalhos em rede para promover o acesso das famílias às políticas públicas, disponíveis no município de Nova Olímpia ”, comentou Assistente Social Fatima da Equipe Volante.

O objetivo da oficina tem como meta, oferecer conhecimento e proporcionar um trabalho em grupo que fortaleça vínculos familiares e comunitários, geração de renda e inserção no mercado de trabalho, além de prevenção das situações de risco e vulnerabilidade social.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social Professor Marcos Antônio dos Santos Lima, além de uma nova fonte de renda, as mulheres também tiveram a oportunidade de trocar experiências e fortalecer os vínculos comunitários. “O artesanato é sempre uma boa alternativa de renda extra para as famílias, através do CRAS, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Empaer, o Governo Municipal de Nova Olímpia já ofereceu diversos cursos para a nossa população da Zona Rural e durante todas as oficinas várias pessoas na sua maioria mulheres, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a confecção de peças de crochê, tricô, possibilitando assim utilizarem estas técnicas e obterem uma renda a mais para o sustento de suas famílias. No entanto, estes momentos de encontro, cursos e oficinas também promove a troca de experiências, o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários, elevando a autoestima e o empoderamento destas mulheres, o que reflete no seio familiar, o que garante ainda mais qualidade de vida para estas pessoas”, afirma.

SERVIÇOS DO CRAS

O CRAS é uma unidade pública da Política de Assistência Social, responsável pelos Serviços de Proteção Social Básica. A Unidade, com sua ampla área de abrangência de serviços e cobertura territorial, é a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Equipe Volante consiste em uma equipe adicional que integra o CRAS em funcionamento, com o objetivo de prestar serviços no território de abrangência, atendendo às famílias que vivem na zona rural, muitas vezes, distantes da unidade pública urbana.

Normalmente, as Equipes Técnicas são compostas por técnicos do Serviço Social e do setor de Psicologia e auxiliares administrativos.

A equipe é responsável em realizar busca ativa dessas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, inserção no Cadastro Único e demais serviços da Proteção Social Básica, como: atendimentos e encaminhamentos para a rede