Seção de atalhos e links de acessibilidade

Dia D de vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado

  • Publicado em 13/08/2015

Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa

Nova Olímpia realiza, durante todo este sábado (15), o Dia ‘D’ de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). A Campanha, que acontece em todo o país, segue até o próximo dia 31 de agosto e tem o objetivo de imunizar 100% das crianças a partir dos seis meses a menores de cinco anos.

As vacinas, conforme informou a enfermeira Poliana Sartori, responsável pelo Setor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, estarão disponíveis nas cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (Boa Esperança, Ouro Verde I e II, São João e Centro). Pais e responsáveis devem procurar a Unidade de sua área entre às 08h00 e 17h00 para vacinarem seus filhos. “Além da poliomielite, estaremos atualizando a caderneta de vacinação com as vacinas de todas as crianças que não estiverem em dia com sua imunização”, destacou a enfermeira.

A meta de vacinação em Nova Olímpia, segundo diz Poliana é de 1386 crianças vacinadas. Espera-se vacinar 152 crianças com idades entre seis meses a um ano; 304 crianças com um ano; 311 crianças na faixa etária de dois anos; 308 com idade de três anos e 311 vacinados com idade acima de quatro anos.

LIVRE - O Brasil não apresenta casos desde 1990 e, para manter a erradicação, o governo garante a distribuição de doses da vacina oral. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país. Entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos de poliomielite, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

POLIOMIELITE – A pólio é uma doença infectocontagiosa viral aguda que pode deixar sequelas permanentes ou levar à morte. A doença é transmitida principalmente no contato direto entre pessoas e a boca é a porta de entrada principal, seja através das gotículas da fala, tosse ou espirro, ou da água e alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes ou portadoras do vírus. Única forma de prevenção é a vacina e os bons hábitos de higiene, como lavar bem as mãos, as frutas e verduras.

CONTRAINDICAÇÕES - A vacina que oferece proteção contra a poliomielite é segura e eficaz, não havendo contraindicações à vacinação. Apenas as crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38ºC, com hipersensibilidade a algum componente da vacina ou que estejam em contato com pessoa imunodeprimida devem evitar a vacinação.

 

Privacidade