Seção de atalhos e links de acessibilidade

Dia D de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado

  • Publicado em 03/05/2019

Autor: ASSESSORIA/PREFEITURA

Legenda: O 4 de maio marca o Dia D da vacinação para a gripe. O que acontece nesta data e quem pode tomar o imunizante para evitar a infecção pelo vírus

Neste Sábado dia 04 de maio todas as unidades Básica de Saúde de Nova Olímpia estarão com suas portas abertas participando do dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

O horário de atendimento das unidades está programado das 08h00 ás 17h00. Neste ano, a campanha vai até o dia 31 de maio, sendo que o dia 04 de maio ficou reservado para o DIA D.

Neste sábado todos os grupos prioritários serão vacinados; crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, profissionais da saúde, professores (rede pública e privada), portadores de doenças crônicas e condições especiais, população privada de liberdade e pessoas do sistema prisional. A meta do município do Município de Nova Olímpia é de vacinar 4.414 até dia 31 de maio, até o momento já foram vacinadas 1.700 pessoas desde o início da campanha.

A doença

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas