Conferência debate rumos do serviço social em Nova Olímpia

• Publicado em 12/08/2015

Com participação de representantes da sociedade civil e do poder público municipal de Nova Olímpia, foi realizada na segunda-feira (10), a X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS de Vez. Rumo a 2026”.

A Conferência aconteceu entre as 13h00 e 17h00 na escola Francisca de Souza Alencar, no bairro Jardim das Oliveira e contou com a presença do prefeito Municipal, Cristovão Masson, vice-prefeito Milton Lopes Guimarães, primeira dama, Selma Masson, secretário de Educação Marcos Antonio dos Santos (Marquinho), palestrante Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque (Assistente Social da Associação de Primeiras Damas dos Municípios de Mato Grosso – APDM), presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Sandra Lemes Duarte, secretária de Assistência Social de Barra do Bugres, Roseli Junqueira e assessoras, assistente social Adriana Edna Duarte, professores, equipe da secretaria de Assistência Social, voluntários, membros do Conselho, diretores de escolas e usuários do Sistema Único de Assistência Social-SUAS.

Ao abrir oficialmente a Conferência, a presidente Sandra Lemes destacou o objetivo que é estabelecer um diálogo com a sociedade interessada, profissionais envolvidos e gestores, elaborando documentos com as demandas e metas locais que serão encaminhadas consequentemente para as esferas estadual e federal.

Por sua vez, a primeira dama e secretária, Selma Masson enfatizou a importância da participação dos mais diversos atores na Conferência,  tendo em vista que a meta é construir um plano de atuação do SUAS para os próximos 10 anos. Selma também abordou as ações desenvolvidas no campo da assistência social no município. Já o prefeito Cristovão Masson agradeceu a parceria da Escola por ceder o espaço para a Conferência, bem como as pessoas envolvidas na organização da Conferência. Ele também destacou que é uma satisfação ver que Nova Olímpia os conselhos são atuantes e engajados no cumprimento de suas funções.

Durante o evento, a psicóloga do CREAS, Marcia Andreia Segabinazzi Schefer apresentou um diagnóstico da Secretaria de Assistência Social, e a assistente social, Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque apresentou na palestra magna  o tema da conferência “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, apontando sua importância para melhorar o atendimento do setor de assistência social. “A proposta é elaborar diretrizes para a construção do plano decenal de planejamento de assistência social. Esta é uma oportunidade para melhorar a política de assistência social para atender cada vez melhor os usuários”, destacou a palestrante.

Também foram apresentadas e eleitas propostas debatidas nos grupos de trabalho e eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual. E, ainda teve a apresentação cultural das alunas da escola municipal ‘Deputado Renê Barbour’ e sorteio de brindes aos participantes.