Comitê da Bacia do Sepotuba participa de Workshop sobre Bacias Hidrográficas
Fonte: Rádio Pioneira - Marlene Maria
O Engenheiro Agrônomo e consultor ambiental tangaraense Décio Elói Siebert, presente do Comitê da Bacia Hidrográfica Sepotuba participou do Workshop de Pegada Hídrica em Bacias Hidrográficas Brasileiras: Primeiros Resultados e Futuros Desafios para a Gestão de Recursos Hídricos. O evento foi realizado nesta semana, dias 25 e 26 de setembro, no Campus USP São Carlos (SP).
Estiveram presentes representantes das bacias do Xapuri, Pipiripau, Peruaçu, Longá, Lençóis, Guariroba, Sepotuba e Cancã-Moinho e outros convidados indicados pela Fundação para Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial - FIPAI/USP. A realização da FIPAI/USP e WWF contou com o apoio do Programa Agua Brasil, que reúne o Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e Agência Nacional de Águas - ANA.
O Objetivo foi a elaboração de conclusões e recomendações em foro participativo a partir dos primeiros resultados sobre pegada hídrica no Projeto Água Brasil. O primeiro momento foi voltado ao nivelamento entre os participantes, com a apresentação dos resultados do cálculo da pegada hídrica, avaliação de sustentabilidade da pegada hídrica e proposição de medidas mitigadoras para as bacias hidrográficas.
No segundo momento, aconteceu discussão técnica sobre as medidas de redução e mitigação da pegada hídrica entre os participantes envolvidos, com o objetivo de colher contribuições, sugestões e comentários para a confecção de relatório conclusivo. “O professor da Escola de Engenharia da USP e consultor do projeto Eduardo Mario Mediondo, apresentou a situação das bacias hidrográficas em estudo, inclusive da Bacia do Sepotuba, mais detalhadamente a situação das Bacias do Queima-Pé e Ararão. Tivemos a oportunidade de conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos com Pegada Hídrica, que certamente contribuirão em muito para atividades que o CBH Sepotuba pretende desenvolver na área de abrangência da sua bacia”, destacou Décio Siebert.
Segundo o Engenheiro Agrônomo, o evento foi de alto nível e contou com palestras importantes a exemplo do pesquisador da EMBRAPA, Dr. Júlio Palhares, do Secretário de Meio Ambiente de Extrema - MG, do Técnico da TNC Albano Araújo e do Técnico do WWF Artur Orelli Paiva.
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…