Seção de atalhos e links de acessibilidade

Começa a segunda etapa do Programa ‘Presente de Deus’

  • Publicado em 11/07/2013

“Mães bem cuidadas, famílias saradas”. Essa foi a frase do padre João Batista, na abertura do ‘Presente de Deus’, sintetizando a finalidade do programa desenvolvido pela secretaria de Assistência Social no CRAS de Nova Olímpia. Também é parceira deste, as Usinas Itamarati.

Cuidar de pelo menos 50 gestantes e mães com crianças de 0 à 6 anos com vistas ao fortalecimento de vínculos familiar foi a missão da equipe composta pelo psicólogo Eder Leandro, assistente social Evarista Barbosa e a pedagoga Adriana da Silva durante a primeira etapa do projeto, realizada de abril a junho deste ano.

“Desenvolvemos um trabalho social com as famílias através de palestras, dinâmicas, vídeos, música e a própria convivência entre as participantes. Esse trabalho teve como principal intuito discutir sobre o que vem e quais são as competências familiares, trazendo a tona os papéis e as responsabilidades que cada família precisa para gerir bem seu lar. E também trazer orientações familiares num espaço aberto para discussão e troca de saberes”, explicou o psicólogo Eder.

Devidamente concluída, com direito a entrega de certificados e sorteio de prêmios, como ocorreu no encerramento, durante a IX Conferência de Assistência Social, no último mês; agora é o momento de iniciar a segunda fase. Segundo Eder Leandro, o foco do programa nessa fase será priorizar o trabalho através de oficinas com atividades manuais como artesanato, voltadas à geração de renda e à confecção do enxoval do bebê.

A abertura acontece nessa sexta-feira, 12, às 13h00, nas dependências do Clube de Mães de Nova Olímpia.

TEMÁTICAS ABORDADAS NO GRUPO "PRESENTE DE DEUS"

- Dinâmica de relacionamento Mãe X Filho e incentivo para atividades educativas.

- Orientações Familiares, Ciclo Intergeracional e Educação Infantil (Vídeo Vida Maria).

- Papel das dificuldades emocionais na vida pessoal e familiar e Introdução sobre Competências Familiares e o dinamismo Mãe versus Criança.

- Amamentação: Dúvidas e benefícios para o infante.

- Orientações Familiares, Ciclo Intergeracional, Educação Infantil (Vídeo Vida Maria) e Reflexão sobre a música "É preciso saber viver".

- Discussão sobre limites e educação infantil (Dinâmica Escravo de Jó) e Orientações sobre alimentação da Pastoral da Criança c/ a voluntária Áurea.

- Exercício e Atitude Cidadã na maternidade e em outras esferas e Autoimagem.

- Evitando acidentes com crianças em casa.

- Drogas lícitas e não lícitas e suas consequências intrafamiliares

- Alimentação Saudável.

- Vídeo do Monólogo "Menestrel" e reflexão sobre sonhos pessoais e dos filhos: dificuldade, responsabilidade, postura e compromisso.

- Informações sobre acesso as políticas públicas disponíveis na rede socioassistencial de Nova Olímpia.

- Informações sobre o programa Bolsa Família.

- Atividade de observação no lúdico das crianças e a capacidade de envolvimento das mães. Dinâmica sobre problemas pessoais.

- Ciclo intergeracional e seu papel nas dinâmicas da cultura familiar.

- Entraves nos relacionamentos psicoemocionais mães versus filhos.

- Autoconhecimento: Vida familiar e convívio com os filhos.

Privacidade