Rua Wilson de Almeida-Nº 259-S / Bairro Ouro Verde, Nova Olímpia, Cep:78.370-000
Fone:(65) 3332-1130 Atendimento: 07:00 as 13:00 horas
Publicado em: 08/06/2021 ás 11:39:00 Autor: Assessoria/Imprensa

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Olímpia, através das unidades de atendimentos socioassistenciais, CRAS e CREAS segue orientando a população em todo município, a fim de erradicar esse grave problema social, que é o trabalho infantil. Durante esse mês de junho acontecerá ações da Campanha 2021 “Nova Olímpia Contra o Trabalho Infantil”, campanha em alusão ao dia 12 de junho: dia mundial de combate ao trabalho infantil.

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os de frequentar a escola e desenvolver suas capacidades e habilidades de forma saudável.

 

O direcionamento da gestão ressalta o Prof. Marcos Antônio dos Santos Lima é para que SMAS trabalhe a proteção dos direitos das crianças e adolescentes e, nessa perspectiva, o mês que marca a conscientização contra o trabalho infantil tem contado com diversas atividades, como a conscientização e orientação.

A equipe do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social colaboraram com a ação, que além do atendimento e acompanhamento das crianças, adolescentes e famílias em situação de trabalho infantil, também orienta conforme as normativas legais da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, CLT, Convenção 138 da OIT – que trata da idade mínima para admissão em emprego, Convenção 182 da OIT – Piores Formas de Trabalho Infantil, “A gente procura intensificar as ações de conscientização e orientação às famílias, pois as crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil precisam ter assegurado o seu direito de ser criança e ter a sua infância garantida.”, disse Elisangela, coordenadora do CREAS.

E a equipe do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social também compõe a rede de enfrentamento e erradicação do trabalho infantil, as equipes atuam nos serviços ofertados orientando sobre a importância da sociedade contribuir e se responsabilizar para que essa prática não seja perpetuada, a Coordenadora do CRAS, Melissa enfatiza que “É muito importante que as crianças e adolescentes participem das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mesmo que nesse período de pandemia não estamos ofertando atividades presenciais, mas sim atividades remotas e realizando o monitoramento através das nossas equipes, com visitas domiciliares e atividades síncronas e assíncronas”.

A Assistência social trabalha fortemente com os eixos envolvidos neste assunto, pois o trabalho precoce pode acarretar a perda da infância e do natural desenvolvimento. E o Prof. Marcos Antônio ressalta: “Considerando que o trabalho infantil é um fenômeno multicausal, precisamos fazer a nossa parte, enquanto sociedade, e proteger as nossas crianças e adolescentes, sobretudo em momentos de pandemia que estamos vivendo.”

CONFIRA OS TELEFONES PARA DENÚNCIAS

Disque 100

Conselho Tutelar - (65) 99987 3070

CREAS - (65) 3332 1158

Notícias relacionadas

18/06/2021

Covid-19: Educação recebe doação de equipamentos para o combate da pand...

Visualizar Notícia

14/06/2021

Covid-19: Secretaria de Saúde divulga programação de vacinação da sema...

Visualizar Notícia

14/06/2021

Governo do Estado e Prefeitura de Nova Olímpia fazem entrega de cobertores...

Visualizar Notícia

11/06/2021

NOVA OLÍMPIA É CONTEMPLADA COM PROGRAMA ACONCHEGO

Visualizar Notícia