Aprovada MP que destina R$ 1,5 bilhão para os municípios
Fonte: Agência CNM
O Plenário aprovou nesta quarta-feira a Medida Provisória 624/13, que destina R$ 1,5 bilhão para os municípios a título de ajuda financeira. A MP também direciona outros R$148 milhões para o pagamento de subvenção econômica aos produtores de cana-de-açúcar da Região Nordeste. A matéria será analisada ainda pelo Senado.
Segundo o governo, o dinheiro deverá ser destinado à melhoria da qualidade dos serviços públicos nas cidades, como saneamento e transporte público. Entretanto, não há nenhuma vinculação explicitada no texto da MP.
O rateio dos valores para cada cidade será feito conforme os coeficientes individuais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), definidos anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Promessa
O repasse aos municípios faz parte de promessa da presidente da República, Dilma Rousseff, quando da última marcha dos prefeitos a Brasília, em julho deste ano.
Na ocasião, ela prometeu R$ 1,5 bilhão em agosto e R$ 1,5 bilhão em abril de 2014. No início de agosto, o governo enviou à Câmara o Projeto de Lei6020/13, autorizando o uso dos recursos liberados pela MP 624/13.
No entanto, como houve demora na tramitação desse projeto, seu conteúdo foi incorporado no texto da MP 613/13, convertida na Lei12.859/13.
Os municípios reclamam da diminuição dos recursos do FPM devido às desonerações feitas pelo governo federal em relação a tributos que são repassados em parte ao fundo.
Seca
Os R$ 148 milhões serão usados para pagar a subvenção econômica aos produtores de cana-de-açúcar do Nordeste afetados pela estiagem na safra 2011/2012. Essa subvenção foi autorizada pela Medida Provisória 615/13.
Para viabilizar o aporte desse dinheiro, o governo cortou despesas reservadas no Orçamento deste ano para compensar o deficit nas contas da Previdência Social.
Íntegra da proposta:
Outras Notícias
Mais notícias
Palestra sobre autismo amplia o conhecimento e fortalece rede de apoio para famílias atípicas
Aconteceu, na noite da última quinta-feira (25), a palestra "Desmistificando o Autismo e a Educação Inclusiva", ministrada pela vereadora e ativista dos direitos das crianças neurodivergentes, Maysa Leão. A ação foi realizada pela Prefeitura M…
Prefeito Ari participa de encontro com gestores municipais e Governo de Mato Grosso no Palácio Paiaguás
O prefeito de Nova Olímpia, Ari Cândido Batista, acompanhado da primeira-dama Silvia Batista, da secretária municipal de Educação, Débora Cristiane, e do secretário municipal de Saúde, Júnior Santi, participou de um importante encontro promovi…