Alunos aprovam merenda escolar oferecida pela Secretaria de Educação
Fonte: Nélson Alves - Assessoria de Imprensa
Isso foi atestado através do teste de aceitabilidade na alimentação escolar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas 13 de Maio, Cida Mozar, Sagrado Coração de Jesus e Renê Barbour aplicado pelo departamento de Alimentação da Secretaria de Educação, que tem a frente a nutricionista, Taysa Campos Fontoura, com objetivo de determinar o percentual de aceitabilidade das refeições servidas.
Segundo Taysa, foi aplicado um questionário utilizado para quantificar aprovação e rejeição da alimentação escolar através de votação. O índice satisfatório considerado foi a soma de 'Gostei' e 'Adorei', com no mínimo 50%. O índice de insatisfação foi a somatória de 'Detesto' e 'Não gostou', e o índice 'Não Sabe' ou 'Regular' como neutro. "Analisamos 20 lanches presentes nos cardápios, e a maioria dos alunos apresentou aceitação satisfatória dos lanches servidos nas unidades escolares (acima de 50%). Também observamos que em duas preparações obtivemos valor inferior a 50% de aceitabilidade. Também houve boa aceitação de alimentos ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais como carnes de modo geral, frutas e saladas", disse ela, destacando que diante dos resultados obtidos, percebeu-se que a realização de testes de aceitabilidade foi muito importante especialmente quando há introdução de novos alimentos e modificação de alguma preparação. "Também concluímos que diante dos resultados, verifica-se a necessidade de mudar algumas preparações com a possibilidade de utilizar os mesmos ingredientes, bem como a necessidade de se fazer educação nutricional, pois os alunos sugeriram muitos alimentos com grande quantidade de carboidratos e de lipídios tais como sorvete, pipoca, brigadeiro, pizza, pastel entre outros.
Por final, a nutricionista destaca que a presença desse tipo de alimentos na escola, melhora a qualidade das preparações oferecidas aos alunos e incentiva o consumo de alimentos regionais, como por exemplo os oriundos da agricultura familiar.
Para o secretário municipal de Educação, professor Marcos Antonio dos Santos Lima (Marquinho), um dos critérios da sua gestão é ofertar aos educandos merenda de boa qualidade. “Procuramos inserir no cardápio da merenda escolar uma alimentação rica, nutritiva, sadia, balanceada. Sabemos da importância dessa alimentação para os alunos, por isso, nos preocupamos em oferecer merenda que contribua no processo de aprendizado e desenvolvimento físico deles”, destaca o secretário.
Outras Notícias
Mais notícias
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e SEBRAE realizam palestra
Na noite de quarta-feira, 22 de março, a cidade de Nova Olímpia teve uma noite de aprendizado e inspiração com a realização da palestra intitulada "A Chave da Virada nas suas vendas". O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econ…
Prefeitura de Nova Olímpia homenageia professores em celebração pelo Dia do Professor
Na tarde de terça-feira, 14 de outubro, véspera do Dia do Professor, a Prefeitura de Nova Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou uma cerimônia em homenagem aos profissionais da Rede Municipal de Ensino. O eve…